15 de junho de 2024 11:29

CALORÃOSEM FIM! onda de calor se estende e deve atingir várias regiões de Minas; veja mapa

A onda de calor que atinge parte do Brasil deve durar agora até o dia 10 de maio. A previsão de calorão foi atualizada pelo Climatempo. Inicialmente, a onda de calor duraria até esta quarta-feira, feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Mapa divulgado pelo Climatempo mostra que o calorão vai atingir cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Sul de Minas, Grande BH e Central.

No caso da região do Triângulo, o alerta é vermelho, já a temperatura deve ficar até 5°C acima da média.

A onda de calor é o fenômeno em que as temperaturas ficam acima da média por um período superior a dois dias consecutivos. Normalmente, esses fenômenos afetam grandes áreas e causam risco à saúde humana.

“Desde o último dia 22 de abril, o Brasil enfrenta uma onda de calor fora do comum, e as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio de 2024. No final de semana passado, as temperaturas atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país”, destaca nota do Climatempo, que cita 37.2°C em Cuiabá-MT e 36 °C em Jacarepaguá-RJ.

O Climatempo destaca ainda que a essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil recentemente. “O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas. Regiões marcadas em vermelho no mapa podem esperar temperaturas mais de 5°C acima do normal nos próximos dias”, diz o texto

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade