Na tarde desta quinta-feira (9), militares da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar / Barbacena (MG) foram acionados para atender uma ocorrência de vítima de desmaio, no centro da cidade.
De acordo com testemunhas, uma senhora de aproximadamente 64 anos, estava em uma galeria situada na Rua “15”, quando veio a passar mal e caiu ao solo.
As pessoas que também transitavam pela referida galeria, comoveram-se com tal situação e ligaram para o tridígito 193 (Corpo de Bombeiros).
Ao chegar no local, a Guarnição de Bombeiros constatou que se tratava de uma Parada Cardiorespiratória e não um desmaio. Imediatamente foi iniciado os procedimentos de Ressuscitação Cardiopulmonar, utilizado o Desfibrilador Externo Automático, Cânula de Guedel, Bolsa Válvula Máscara (Ambú) e Oxigênio.
Ao mesmo tempo, foi feito contato com o Centro de Operações de Bombeiros Militar (COBOM) que atua na mesma estrutura física com a sala de regulação médica do SAMU/CISRU, solicitando o apoio da Unidade de Suporte Avançado de Vida, que rapidamente deslocou para o local, de forma muito rápido e fundamental para o sucesso da ocorrência!
No local, os militares do Corpo de Bombeiros e a equipe do SAMU/CISRU trabalharam em conjunto para reverter o quadro de Parada Cardiorespiratória e após 40 (quarenta) minutos de muito esforço e trabalho, para alegria e satisfação dos envolvidos e populares que estavam no local, os batimentos cardíacos da vítima foram restabelecidos.
A paciente foi rapidamente removida ao Hospital Ibiapaba para continuidade do tratamento.
Durante o deslocamento ao nosocômio o trânsito foi interditado para agilizar o deslocamento das viaturas, bem como realizado o contato prévio para recepção da vítima no Hospital.
Conforme palavras do Cabo BM Neander “a ocorrência foi de extrema importância para todos os profissionais envolvidos, pelo fato de conseguirem êxito na situação que é complexa. Bem como o fato do quanto é importante o trabalho em conjunto, envolvendo profissionais de instituições distintas que tem o mesmo objetivo de salvar vidas.”
Equipes: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: Segundo-Sargento Siqueira e Cabo Neander
SAMU/CISRU: Doutora FrancesKa, Acadêmica de Medicina Isabela, Enfermeira Rafaela e Condutor Fabiano