Melhores destinos turísticos em Minas Gerais

O estado tem atrações turísticas para todos os gostos e épocas do ano. Os atrativos de cada região ajudam a contar um pouco mais história de Minas por meio de cultura

Minas Gerais é um estado conhecido pela simpatia do povo, boa comida, cidades charmosas como Ouro Preto e uma das melhores festas de Carnaval de rua do Brasil. Embora todos estes já sejam bons motivos para visitar o estado, o turismo mineiro se baseia em muito mais do que esses elementos.

E não faltaram opções para incentivar turistas, já que dados do IBGE mostram que 31 milhões de pessoas visitaram Minas Gerais em 2023.

Diferentemente de outros estados do Sudeste como Rio de Janeiro ou São Paulo, em que a capital é onde ficam a maior parte das atrações, o turismo de lazer Minas Gerais é direcionado também para cidades do interior.

Prova disso são as rotas turísticas do café (nas regiões do Cerrado e Sul de Minas) e a rota das artes (contemplando a capital mineira, mas também São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana).

Como o turismo muda de acordo com a região de Minas Gerais

Não é por acaso que Minas registrou o maior aumento no indicador deatividade turística no país, segundo a Fecomércio MG.

O potencial turístico de cada região do estado traz diferentes possibilidades – e quem se beneficia disso é o público visitante.

Ecoturismo

O que faz com que Minas tenha se tornado um estado tão popular para turistas? Segundo pesquisa Demanda Turismo Rural realizada pelo Ministério do Turismo, 74% das respostas seriam “natureza” – seguida por 73% creditando a visita a Minas à “comida caseira”.

Em Minas, as opções deturismo rural, ecoturismo, e variações da mesma régua são abundantes. Embora o estado não tenha praias, os passeios focados na natureza podem ser apreciados em grutas, lagoas, cachoeiras, e trilhas pelas serras mineiras.

As regiões do estado que mais se destacam em relação ao ecoturismo são Centro-Oeste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Noroeste.

Arte e museus

Aqui é que não faltam opções. A arquitetura mineira é marcada principalmente pelos estilos barroco, colonial, e moderno – com centenas de igrejinhas, museus e outros monumentos históricos espalhados pelo estado para comprovar.

Para os amantes dearte sacra, não faltam opções no interior de Minas. Vale a pena colocar no guia de viagem cidades da região Central (como Ouro Preto e Mariana) e da Zona da Mata (São João Del-Rei).

Turismo de negócios

A capital mineira tem grandes centros de eventos para receber um grande número de público que vem à Belo Horizonte para negócios ou eventos empresariais – Minascentro, Expominas etc.

O interior do estado também recebe sua cota de visitantes, em especial na região do Vale do Aço e Vale do Rio Doce. A proximidade com indústrias e grandes empresas faz com que as cidades também estejam equipadas para receber turistas.

Acervo histórico

Localizado na Zona da Mata, dois pontos turísticos guardam um pedaço importante da história de Minas.

conjunto arquitetônico da Fazenda Santa Clara é um bem tombado pelo Iepha-MG, demonstrando a importância histórica das relíquias que guarda, e costumes correspondentes à época.

Em São João Del-Rei, o passeio de Maria Fumaça até Tiradentes encanta o público pela sua longa existência: essa é uma das últimas máquinas a vapor ainda em atividade no mundo! Durante o percurso de 12km que separa as duas cidades, turistas atravessam vários pontos históricos.

Já no Triângulo Mineiro, o destaque do acervo fica por conta das peças barrocas expostas no Museu de Arte Sacra de Uberaba.

Melhores destinos turísticos de Minas para quem…

Conheça um pouco mais sobre o potencial turístico mineiro a partir de diferentes estilos de viagem.

Quer conhecer patrimônios da humanidade

Veja a lista com os sítios históricos tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade:

  • a cidade de Ouro Preto;
  • o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas;
  • o Centro Histórico de Diamantina;
  • e o Conjunto Arquitetônico Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.

Gosta de história e arquitetura

Procure pelas obras de Aleijadinho (um dos mais importantes escultores do Brasil) nas fachadas, interior e exposições:

  • Igreja São Francisco de Assis (em Ouro Preto, terra natal de Aleijadinho);
  • Santuário Bom Jesus de Matosinho (em Congonhas);
  • Museu de Arte Sacra (em Mariana);
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo (em Sabará).

Acredita que Minas tem mar

  • Visite o Lago de Furnas, conhecido como Mar de Minas.

Quer gastar o dia com trilhas e natureza

  • Parque do Ibitipoca (em Lima Duarte);
  • Parque Nacional da Serra do Cipó (na Serra do Cipó).

Gosta de arte interativa e inovadora

  • Museu Inhotim (em Brumadinho): um dos maiores museus a céu aberto do mundo fica pertinho de Belo Horizonte e tem programação cultural variada.

Na capital mineira, eventos de todos os tipos prometem movimentar a economia e atrair visitantes: dentre os que não fazem parte do calendário fixo da cidade, a primeira edição da Stock Car, na Pampulha, e shows de Bruno Mars na Arena MRV.

 

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular