12 de junho de 2024 13:18

Com ajuda de GPS, bombeiros resgatam casa perdido em trilha de serra

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados, na noite deste domingo, dia 19, para o resgate de um casal que ficou perdido na Serra de São José, nas proximidades do Marco Zero, em Santa Cruz de Minas. De acordo com relatos das vítimas, eles teriam saído para uma caminhada no final da tarde pela trilha no acesso das Águas Santas e pretendiam chegar até a Cachoeira do Bom Despacho, mas acabaram se perdendo. Os Bombeiros se deslocaram até a referência indicada pelo casal e, após algum tempo, conseguiram localizar os dois.

De acordo com o Sargento Ávila, chefe da equipe que realizou as buscas, “Como estava muito escuro, eles se perderam da trilha que pretendiam percorrer. Quando nós chegamos, os dois estavam bem, apenas um pouco assustados e com muita sede, mas sem ferimentos. Nós os localizamos, oferecemos nossa água e os encaminhamos para um local seguro”. Ainda segundo Ávila, o uso do GPS do celular foi fundamental para o bom andamento da ocorrência. “O Sargento Oliveira, um dos militares que participaram das buscas, anotou o celular do solicitante e pediu que ele encaminhasse, via aplicativo de mensagens, sua localização. Deste modo, pudemos nos deslocar pela trilha nos pontos mais certeiros. Após algum tempo de caminhada, nós fizemos sinais com nossas lanternas e pudemos ver as luzes dos celulares deles”, explica o militar. As vítimas estavam próximas à Cachoeira do Índio e foram levadas até um local seguro. Ainda de acordo com os Bombeiros, eles dispensaram atendimento médico.

Cuidados para passeios pelas Serras

Este foi o segundo caso de pessoas perdidas pela Serra em menos de uma semana. No último domingo, dois jovens se perderam na Serra do Lenheiro e também foram resgatados pelos Bombeiros. De acordo com o Sargento Ávila, alguns cuidados são necessários na hora de optar por este tipo de passeio. “No caso deste domingo, as vítimas saíram já no final da tarde, um horário não recomendado pela pouca visibilidade. Além disso, eles não conheciam bem o local e estavam com roupas e calçados que não são os ideais para este tipo de caminhada”. Os Bombeiros alertam que estes passeios precisam de planejamento, como a busca de melhores horários e vestimentas mais adequadas. “É importante também estar munido de celulares, lanternas e água potável. Caso haja alguma emergência, basta ligar para o 193”, conclui o Sargento.

Equipe que atendeu a ocorrência: Sargentos Ávila e Oliveira

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade