16 de julho de 2024 02:20

Governo de Minas e MEC negociam parceria para administração de hospitais regionais, entre os quais o de Conselheiro Lafaiete (MG)

UFSJ vai assumir hospital de Divinópolis (MG)

Após o anúncio da parceria com a Universidade Federal de São João Del-Rei para a administração do Hospital Regional de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, o governo de Minas Gerais e o Ministério da Educação (MEC) negociam para que os outros hospitais que passam por reformas neste momento também tenham um futuro semelhante.

A negociação envolve os hospitais localizados nas cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora. Nesta terça-feira (21), o governador Romeu Zema (Novo) revelou que após a conclusão das obras no Hospital Regional de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, o complexo será doado para a Universidade Federal de São João Del-Rei.

Nós firmamos uma grande parceria para vários outros hospitais universitários, inclusive, nós vamos equipar hospitais em universidades que estão expandindo, especialmente o de Juiz de Fora, que vai mais que dobrar o seu tamanho, e o ministro Camilo Santana deixou claro que essa parceria será um exemplo para outras do país”, detalhou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista exclusiva à Itatiaia. (Itatiaia)

Regional de Lafaiete (MG) e UFOP

No dia 25 de abaril, nas instalações do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público de Minas Gerais (CAOSAÚDE-MPMG), ocorreu uma relevante reunião para discutir a implementação do Hospital Escola da EMED-UFOP, em Conselheiro Lafaiete-MG.


Contando com a participação do Professor Iure Kalinine Ferraz de Souza, representando a Diretoria da Escola; do Professor Eduardo Braga, articulador da proposta pela EMED; do assessor da presidência da ALMG, Pedro Rogedo; e do jornalista Moisés Mota, que coordena a articulação regional a convite da Escola de Medicina, foram apresentados ao Promotor Luciano Moreira de Oliveira, que é coordenador do CAOSaúde, os benefícios da implementação do projeto de incorporação do hospital de Lafaiete pela EMED-UFOP e o impacto positivo desta cessão pelo governo estadual para mais de 52 cidades mineiras, beneficiando anualmente mais de um milhão de cidadãos com atendimento feito integralmente pelo SUS em diversos níveis de complexidade e contribuição significativa para a melhoria das condições de oferta de saúde pública na macrorregião.

O governo de Minas Gerais já manifestou interesse na cessão do Hospital Regional de Lafaiete para a UFOP, via gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os Hospitais Universitários são reconhecidos como centros de excelência em atendimento clínico e hospitalar, de maneira que a sua implantação promete fortalecer a cobertura e qualidade da oferta em saúde.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade