Algumas dessas ilusões são geradas por uma série de coincidências da natureza — como luz, temperatura e sombra. Outras delas acabam se tornando pontos turísticos badalados pelas suas peculiaridades naturais
O cérebro humano é fascinado por ilusões de ótica. E elas não existem apenas em imagens manipuladas para mexer com a nossa mente. A própria natureza tem formações capazes de pregar as suas peças.
No Oceano Índico, por exemplo, o mar parece ter cachoeiras submersas. No deserto, é comum ver o que parecem lagos enormes na linha do horizonte. Há também animais que imitam outros animais, e até mesmo nuvens que se parecem com OVNIs.
Algumas dessas ilusões são geradas por uma série de coincidências da natureza — como luz, temperatura e sombra. Outras delas acabam se tornando pontos turísticos badalados pelas suas peculiaridades naturais.
1) Ilhas Maurício
A costa das Ilhas Maurício, localizadas no Oceano Índico, é conhecida pelas suas belezas naturais. Uma delas é uma faixa de água mais clara, que aparenta ser uma “cachoeira submersa”.
Mas não existem cachoeiras sob o mar. Na verdade, a ilusão é decorrente da movimentação da areia marinha na região. Segundo a enciclopédia Britannica, o local é conhecido como “Mascarene Plateau”.
2) “O poço de Jacob” – Jacob’s Well
Em Austin, no Texas, o “poço de Jacob”, em inglês Jacob’s Well, aparenta ser um lago de muitos metros de profundidade, mas não passa de uma ilusão causada pela luz na água cristalina.
3) Sombras gigantes na neblina
Em condições perfeitas, o fenômeno Brocken Spectre pode fazer parecer que existem seres gigantescos projetados sobre as nuvens ou neblina, envoltos em pequenos arco-íris.
Isso ocorre quando a luz do sol atinge as gotas de água presente nas nuvens ou neblina que estão suspensos na atmosfera e as reflete de volta ao ambiente.
4) Salar de Uyuni, na Bolívia
A maior planície de sal do mundo fica localizada na Bolívia e tem uma aparência infinita.
Isso porque a luz do sol refletida pela água que repousa sobre o sal cria uma linha do horizonte infinita, além de criar ilusões envolvendo profundidade e perspectiva.
5) Mar de nuvens
Nuvens do tipo Undulatus asperatus são um fenômeno recente no mundo da meteorologia. A formação do ar combinada com ondas de vento acabam formando uma paisagem que se assemelha a um mar revolto.
6) Nuvens em formato de OVNIs
Já as nuvens lenticulares se assemelham ao formato popular dado a naves espaciais e outros OVNIs.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, elas se formam próximas de montanhas e em temperaturas baixas. A umidade do ar é condensada e forma as gigantes ovais no céu.
7) Orquídea cara de macaco
A orquídea Drácula lotax é conhecida mais popularmente por outro nome: cara de macaco.
Isso porque as flores parecem formar um rosto de primata, com “olhos” que chamam a atenção. O efeito, no entanto, é formado por pequenas pétulas extras na flor.
8) Mariposas com cabeça de cobra
As asas de uma mariposa atlas formam uma ilusão de ótica inusitada: o padrão de estampas da ponta delas se assemelha a uma cabeça de cobra. O efeito é utilizado como mecanismo de defesa para afastar predadores.
9) Reflexo natural
A fotografia acima parece ter sofrido com o reflexo da lente na imagem (conhecido mais popularmente pelo nome lens flare, em inglês), mas não se trata disso. Conhecido por “parhelia”, o fenômeno fotografado acontece naturalmente quando a luz do sol é refratada pelos cristais de gelo no ar, se assemelhando ao lens flare utilizado pelos fotógrafos.
10) Objetos voadores no horizonte
A luz refletida no mar que atravessa uma cortina de vento mais quente pode fazer parecer que existem objetos indistinguíveis flutuando acima da linha do horizonte. Uma miragem sobre as águas. O fenômeno é conhecido pelo nome de “Fata Morgana”.
11) Miragens no deserto
As miragens que ocorrem no deserto são fenômenos parecidos com os vistos no mar. Só que aqui, em vez de a imagem flutuar acima da linha do horizonte, ela fica abaixo, criando a ilusão de que há grandes lagos em ambientes áridos.
O fenômeno se forma quando a superfície é muito mais quente que o ar da atmosfera. Quando a luz atravessa as duas camadas, as imagens do horizonte são invertidas.
12) A ponte do Diabo
A ponte Razotzbrücke, em Kromlau, na Alemanha, foi construída em 1860 no formato de meio-círculo. Quando refletida na água, o local forma um círculo completo. O apelido de “a ponte do Diabo” vem da complexidade arquitetônica do local. O sucesso na construção acabou sendo atribuído a Satã.
13) Ondas de pedra
Localizada no Arizona, no parque Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, a formação rochosa conhecida como “As ondas” (do inglês, The Waves) mexe com a percepção de profundidade e distância tanto da linha do horizonte como de quem está andando sobre elas.
O local é tão popular que, para visitá-lo, é preciso entrar em um sorteio que distribui as permissões com pelo menos quatro meses de antecedência.
FONTE ÉPOCA NEGÓCIOS