Toyota Yaris Cross: conheça as estratégias do primeiro SUV compacto híbrido pleno do Brasil que promete fazer 30 km/l para aniquilar o Jeep Renegade e Hyundai Creta, e conquistar o mercado brasileiro
Após dominar o segmento de SUVs médios com o Corolla Cross, a Toyota pretende aplicar a mesma estratégia para ampliar sua presença no mercado de SUVs compactos com o Toyota Yaris Cross. O veículo já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no início de maio e está previsto para começar a ser produzido em 2025.
No entanto, o mercado de SUVs compactos é notoriamente mais competitivo do que o de SUVs médios. Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade e VW T-Cross são alguns dos concorrentes consolidados que já têm uma forte presença no Brasil. Para enfrentar essa concorrência, o Toyota Yaris Cross promete oferecer algumas vantagens. Veja a seguir.
Novo Yaris Cross chega em 2025 como o SUV mais barato da Toyota!
Yaris Cross é maior que Creta
As dimensões do SUV são conhecidas e atendem bem ao segmento. O Yaris Cross mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e tem um entre-eixos de 2,62 m. Além disso, seu porta-malas tem capacidade de 471 litros, 31 litros a mais que o do Corolla Cross.
Comparando, o Jeep Renegade possui 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,61 m de altura e um entre-eixos de 2,61 m, todas menores, exceto pelo comprimento, em relação ao Yaris Cross. Em comparação ao Hyundai Creta, o Toyota é maior em comprimento (4,29 m) e entre-eixos (2,59 m), mas perde em largura (1,78 m) e altura (1,63 m).
Mini SUV da Toyota será o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) disponível no Brasil e promete fazer 30 km/l
Potencialmente, o Yaris Cross será o primeiro SUV compacto híbrido pleno (HEV) disponível no Brasil, utilizando o mesmo sistema dos modelos Toyota Corolla e Corolla Cross, porém com motores distintos.
Além da opção de motorização a combustão 1.5 flex, o Yaris Cross também trará uma versão híbrida ao Brasil, utilizando uma atualização do motor 1.5 atualmente presente nos Toyota Yaris hatch e sedan.
O motor híbrido opera no ciclo Atkinson e, no modo a combustível, entrega 91 cv e 12,3 kgfm, enquanto com a assistência elétrica alcança 111 cv e 14,4 kgfm.
Semelhante ao Corolla Cross, o Yaris Cross possui uma transmissão em transeixo, mas suas baterias de íon-lítio têm capacidade de 0,7 kWh, diferente das de níquel-cádmio do SUV médio. Este conjunto é acompanhado por uma transmissão eCVT e um sistema de regeneração de energia, permitindo uma impressionante marca de 30 km/l.
Repetição da fórmula do sucesso do Corolla Cross
A repetição da fórmula do Corolla Cross também envolve a escolha do nome Yaris Cross. Um dos fatores de sucesso do SUV médio foi a utilização da renomada marca Corolla. Para os SUVs compactos, a Toyota aposta no nome Yaris.
O Toyota Yaris está no mercado brasileiro desde 2018, nas versões hatch e sedan, e é conhecido por ser um dos carros automáticos mais acessíveis do país. Embora não seja um campeão de vendas, o Yaris acumulou boas vendas – mais de 40 mil unidades em 2023 – facilitando a aceitação do Yaris Cross no Brasil.
Design inspirado no RAV4
Embora utilize a estratégia do Corolla Cross e o nome Yaris, o design do Yaris Cross lembra o Toyota RAV4. O SUV contará com faróis de LED em formato irregular, grade trapezoidal diamantada e nichos para luzes de neblina, remetendo ao SUV topo de linha da Toyota.
Na traseira, os faróis também são semelhantes aos do RAV4, com detalhes em preto no para-choque e na tampa do porta-malas, criando uma estética que se aproxima bastante do RAV4.
Tão seguro quanto o Corolla Cross
Apesar de ser um SUV compacto, o Yaris Cross possui um interior bem equipado, embora mais simples que o do Corolla Cross. O carro terá central multimídia flutuante de 10,1 polegadas com conexão sem fio para Android Auto ou Apple CarPlay, painel de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som Pioneer e até teto solar panorâmico.
Em termos de segurança, o Yaris Cross contará com seis airbags e o pacote TSS (Toyota Safety System), incluindo frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e alerta de saída de faixa. Externamente, virá com rodas de liga leve aro 17 ou 18, dependendo da versão.
Simplesmente o SUV mais barato do Brasil e da Toyota para aniquilar Hyundai Creta e Jeep Renegade
A Toyota está investindo R$1,7 bilhões na fábrica de Sorocaba, São Paulo, para a produção local do Yaris Cross. Para alcançar o objetivo de ser o híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Yaris Cross só precisa ter um preço inicial inferior aos R$ 187.790 cobrados atualmente pelo Corolla Altis Hybrid.
A expectativa é que os preços se iniciem em torno de custe entre R$ 130 mil e R$ 170 mil. para o híbrido, posicionando-se competitivamente com o Honda HR-V, que possui um motor 1.5 de 126 cv.
Esta iniciativa não só promete preços mais competitivos mas também impulsionará a economia local, gerando empregos e fomentando a indústria automobilística brasileira.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS