O governo federal está acelerando a digitalização da identidade dos brasileiros com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG e elimina a impressão digital do polegar.
Os brasileiros poderão aproveitar a praticidade e segurança com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o antigo RG e traz diversas vantagens. Ela utiliza o CPF como único número de identificação, facilitando a memorização e o acesso a serviços. E essa é apenas uma das adaptações positivas com o novo documento.
O QR Code presente na CIN direciona para a versão digital da carteira, acessível pelo gov.br, onde os brasileiros encontram diversos documentos integrados, como CNH, PIS e muito mais.
O novo documento já está disponível em 24 estados, sendo emitido gradativamente em todo o país. Mais de 7,5 milhões de brasileiros já possuem a nova carteira. Vale lembrar que a primeira emissão é sem custos. Além disso, a versão digital está sempre disponível no celular para consulta e uso em diversos serviços.
Nova carteira de identidade dos brasileiros
O documento conta com acesso instantâneo a informações e serviços relevantes, como notificações do Enem, diretamente na CIN.
Com o QR Code e os dados biométricos, há ainda uma maior segurança contra fraudes e falsificações, protegendo a identidade. A CIN reduz custos e agiliza processos de identificação, beneficiando tanto o governo quanto os cidadãos.
O documento permite a inclusão da indicação de deficiência do cidadão, promovendo a acessibilidade e a inclusão social. Ademais, em virtude de uma decisão judicial recente, foi removida a obrigatoriedade de indicar o gênero na CIN, o que favorece a inclusão da população LGBTQIA+.
A emissão da CIN ainda não está disponível em todos os estados, como Bahia, Roraima e Amapá. O governo trabalha para expandir a cobertura o mais rápido possível para todos os brasileiros. Quanto ao documento antigo, ele segue válido até 2023.
A nova identidade digital combate fraudes e agiliza processos, além de simplificar a identificação e a verificação de dados, otimizando o atendimento em serviços públicos e privados. Por tudo isso, ela é vista como uma modernização da identificação no Brasil, com mais segurança, praticidade e inclusão.
FONTE EDITAL CONCURSOS BRASIL