25 de julho de 2024 08:01

Veja quando estas moedas de 25 centavos podem valer R$ 1.500 em 2024

Veja casos em que estas moedas de 25 centavos podem valer até R$ 1,5 mil, segundo informações dos numismatas

O que você faria com uma moeda de 25 centavos agora? A grande maioria das pessoas entende que esta peça pode não valer muita coisa de fato. Mas uma minoria entende que esta peça pode ser considerada muito valiosa, em alguns casos específicos.

Neste artigo, vamos falar sobre três moedas de 25 centavos que podem estar na sua casa neste exato momento, e que podem valer muito dinheiro no final das contas. São elas:

  • Moeda de 25 centavos de 1994;
  • Moeda de 25 centavos de 1994 com o REVERSO INVERTIDO;
  • Moeda de 25 centavos de 1994 com o REVERSO HORIZONTAL.

Tais peças fazem parte da primeira família do Plano Real, e ainda possuem valor monetário. Na prática, isso significa que elas ainda podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo.

Características das moedas

Abaixo, você pode conferir as principais características das moedas de 25 centavos do ano de 1994 citadas neste artigo. Tais informações foram disponibilizadas pelo Banco Central (BC). Confira:

  • Material: aço inox;
  • Diâmetro: 23,5 mm;
  • Peso: 4,78 g;
  • Espessura: 1,40 mm;
  • Bordo: liso;
  • Eixo: reverso moeda (EH) ??;
  • Circulação: de 30/09/1994 a atual;
  • Desenho do Anverso: Orla poligonal de sete lados, contendo Efígie da República, dístico BRASIL e data;
  • Desenho do Reverso: Orla poligonal de sete lados contendo valor.

Os valores das moedas

Mas afinal de contas, quanto valem as moedas de 25 centavos citadas neste artigo. Como visto, os valores podem variar de acordo com duas variáveis:

  • O grau de conservação;
  • A indicação de um erro de cunhagem na peça.

Na imagem abaixo, você pode conferir os valores projetados para estas moedas de 25 centavos de 1994, considerando os catálogos numismáticos mais atualizados:

Valores podem variar de acordo com o grau de conservação. Imagem: Reprodução

Entendendo as classificações

Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • MBC

Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • Soberba

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • Flor de cunho

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas. 

O que é uma moeda reverso invertido?

Mas afinal de contas, o que seria uma moeda com reverso invertido? Para entender esta pergunta, é necessário sabe que o Brasil adota um sistema de padrão reverso moeda, ou seja, eixo horizontal (EH). As moedas que fogem deste padrão exigido são conhecidas como reverso invertido, e são consideradas muito raras. 

Basicamente, as moedas com reverso invertido são aquelas que possuem o reverso com alinhamento contrário ou invertido ao alinhamento original. Na prática, para saber se uma moeda tem este defeito, basta segurar a peça com a face em posição normal virada para você. Logo depois, basta girar de baixo para cima. 

Se o outro lado estiver de cabeça para baixo, estamos falando de uma moeda com reverso invertido, ou seja, uma peça valiosa. Vale frisar que qualquer item pode ser reverso invertido. Até mesmo centavos podem ter este tipo de defeito. Em todos os casos, a peça poderá valer mais. 

FONTE NOTÍCIAS CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade