16 de julho de 2024 03:34

CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema anuncia sua 8ª edição com chamamento de filmes do território Baiangoneiro

A 8ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema tem inscrições abertas até 21 de junho para a Mostra Competitiva Regional Baiangoneira de Curtas e para a Mostra Infantil Sertãozin. Podem se inscrever filmes de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal

Por acreditar no potencial que a tela grande instalada no campinho de Sagarana tem de inaugurar novos olhares, debates, contrastes e ideias, o CineBaru tem inscrições abertas até 21 de junho para a Mostra Competitiva Regional Baiangoneira de Curtas e para a Mostra Infantil Sertãozin. Pessoas realizadoras da região baiangoneira (Minas Gerais, Bahia, Goiás e Distrito Federal) podem submeter filmes curta-metragem de qualquer natureza, seja ficção, documentário, animação, híbrido e experimentais realizados entre 2022 a 2024. Para se inscrever, acessar edital e obter para mais informações, acesse https://linktr.ee/cinebaru

A 8ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, que acontece de 19 a 21 de setembro de 2024, na vila de Sagarana, distrito de Arinos-MG, tem o desafio de abraçar os tantos e infinitos cinemas, dando vazão para temas sócio-culturais e políticos de interesse – mestres, mestras, ancestralidades, comunidades, povos tradicionais, meio ambiente, agroecologia, cidade e sertão; para os debates contemporâneos diante das urgências políticas, climáticas e de futuro. O CineBaru se propõe a ser o encontro de vários cinemas feitos e exibidos na região baiangoneira. 

CELEBRAÇÃO DO SERTÃO-CERRADO

O CineBaru celebra o cinema no território do sertão-cerrado diante de toda sua diversidade e seu contexto de tradições, culturas, povos e lutas. “Encorajamos as inscrições e temos um compromisso de combater as desigualdades de acesso olhando para filmes realizados por mulheres, negras, negros, indígenas e pessoas LGBTQIAP+. Além disso, uma atenção à descentralização geográfica, se propondo como um festival com espaço relevante às produções de interiores, vilarejos, localidades distantes dos grandes centros, provocando que ampliemos nosso mapa cuja feitura e alcance dos filmes diz também sobre circulação de conhecimento, recursos e vozes” explica, Simone Veloso, produtora e uma das idealizadoras da mostra.

O Festival visa receber filmes que entrem em diálogo popular com a capacidade local de prosear entre a comédia, o drama, o romance, o horror e os causos cotidianos num território de interior sertanejo. Os interessados podem optar por se inscrever em cada uma das mostras ou em ambas – em caso de adequação ao público infantil. As exibições em Sagarana são públicas, gratuitas e em espaço aberto. A 8ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema é idealizada pelo coletivo Ecos do Caminho e financiada pela Secult/MG com recursos Lei Paulo Gustavo (Edital LPG MG 4/2023)

Isabella Atayde, produtora e uma das idealizadoras da mostra, afirma que o CineBaru tem o compromisso com “um cinema de invenção, experimental, criativo, poético, ensaístico, sonhador, disruptivo e bem como de arquivo, de tecnologias e de preservação audiovisual”. 

Sobre o CineBaru

O CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, maior festival do Noroeste mineiro, é idealizado pelo Coletivo Ecos do Caminho, que é formado por alguns participantes do projeto Caminho do Sertão desde 2014. Com o propósito de interagir com os agentes e as entidades culturais, sociais, ambientais e políticas da região e após diversas atuações e parcerias com a comunidade local e com a agenda de atividades da Vila Sagarana, o Ecos organizou a primeira edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, em outubro de 2017. 

O festival é o adentrar os gerais como possibilidade de encontro artístico, cinematográfico, seja numa camada maior, em que se insere na agenda de festivais de cinema, seja numa visão mais ao chão, em que permite a inauguração de um novo olhar para uma vila distante das praças de exibição ou das capitais Belo Horizonte e Brasília. Se é a literatura rosiana que media as relações dos que chegam em Sagarana, o CineBaru pretende ter no cinema – o que se vê e o que se faz – uma ferramenta de troca. Levar o sertão ao mundo, trazer o mundo ao sertão.

SERVIÇO

8º CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema 

Inscrições de curtas-metragens até 30 min 

Realizações de MG, BA, GO e DF

Mostra Baiangoneira de Curtas + Mostra Sertãozin 

 inscrições até 21 de junho

Para se inscrever: https://linktr.ee/cinebaru

Para mais informações: https://cinebaru.com.br/

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade