16 de julho de 2024 03:27

SEM ÁGUA HÁ MAIS DE UMA SEMANA! Moradores de Capela Nova (MG) temem pela queda de reservatório da Copasa e laudo aponta que “não há segurança”

Os moradores de Capela Nova (MG) estão revoltados com a constante falta de água em suas residências. Há alguns relatos de pessoas com mais de 7 dias, inclusive afetando as escolas do município.

A situação de indignação é provocada por um vazamento da Caixa d’água da empresa Copasa ao lado da Escola Municipal Vigário José Duarte, o que tem deixado a população apreensiva e, ao mesmo tempo, diante do desperdiciu há dias, na medida em que compromete o asbastecimento .

A sefesa civil municipal chegou a notificar a empresa sobre os problemas da caixa d’água, instalada há mais de 30 anos, conforme cobrando uma posição e uma vez que durante uma inspeção da VISA foi detectado um vazamento, temendo pela segurança da população e dos alunos o órgão um parecer técnico apontando o grau de risco.

Um laudo de vistoria, elaborado pelo Engenheiro Civil Sebastião Faria, em 19 de junho, confirma-se que a estrutura pode colapsar. Confira os trechos do laudo.

“O reservatório metálico de água não possui condições de segurança, uma vez que o fundo do equipamento já se encontra apoiado em duas vigas metálicas agindo como reforço na estrutura. E o vazamento constante evidencia sinais de corrosão que possam comprometer o funcionamento do equipamento”, diz.

Ainda conforme o laudo técnico, informações colhidas no Sistema de Cadastro da COPASA (COPAGIS), o reservatório é apoiado, com uma capacidade de reservação de 100 m³, instalado ao lado da Escola Municipal “Vigário José Duarte”. O referido Reservatório encontra-se instalado desde junho de 1997, sobre fundação de tubulões de concreto, interligados nos Blocos de Ancoragem, por meio de Vigas Metálicas.

Com relação ao vazamento, a Prefeitura Municipal de Capela Nova identificou o mesmo aproximadamente há 6 meses. A corrosão ocorre um maior desprendimento do metal, que vai ficando cada vez mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera. O material começa a mudar de cor e aparecem pontos, manchas e depósitos sobre a superfície. Tem como causa principal a idade de fabricação, devendo ser tratada de forma corretiva, num prazo de aproximadamente 60 dias.

O laudo finaliza com a recomendação ao Polo de Capela Nova que providencie e Execute as Manutenções citadas e previstas neste Parecer Técnico, o mais breve possível, a fim de evitar desconforto “Visual” para a Comunidade de Capela Nova.

De acordo com informações apuradas pelo Capelanews, na segunda feira dará início as obras de correção desse problema. (Capela News)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade