Durante o turno de serviço, na noite de terça-feira (2), foi comunicado via rádio que um adolescente estava caminhando pela BR 040. O jovem, identificado como Bernardo, havia desaparecido da cidade de São José da Lapa/MG, e sua família estava desesperada em busca de informações.
Diante da situação, a equipe POP da 73ª Cia PM de Congonhas iniciou diversas diligências para obter informações. A primeira pista indicava que um indivíduo com as características havia sido visto no Restaurante Tubarão por volta do meio-dia. Após um intenso patrulhamento, os militares da 73ª Cia conseguiram abordar Bernardo, que apresentava sinais de confusão mental e cansaço.
Após confirmar sua identidade, a equipe de militares fizeram contato com seus familiares, que expressaram grande alívio ao saber da notícia e se deslocaram imediatamente de São José da Lapa/MG para Congonhas. Em contato com a delegada da comarca de Congonhas, Dra. Aline, foi autorizado que Bernardo fosse entregue diretamente aos familiares sem necessidade de ir à delegacia.
A mãe do adolescente, Sra. Juliana de Jesus Gomes, relatou que ele sofre de autismo e havia desaparecido após uma pequena discussão com o irmão no dia 29/06/2024 (sábado), por volta das 14h15. Os familiares dispensaram o encaminhamento para a UPA e preferiram cuidar dele por conta própria. Eles foram orientados a comparecer a uma delegacia para retirar a sinalização de desaparecimento do sistema.
Vale destacar que o assunto já havia sido noticiado pela imprensa nacional, reforçando a importância da colaboração de todos na busca por crianças e adolescentes desaparecidos.