A revelia da ação do poder público e da sociedade, Conselheiro Lafaiete (MG) se tornou um cortiço. Quem a cidade rodoviária já sente no primeiro contato o cartão postal da cidade. Flagrantes de brigas, uso de drogas e álcool, ameaças, abordagens violentas, sujeira, medo e temor. Isso sem contar colchões, caixas de papelão, sujeira e barracas espalhados em praças e ruas. O cenário é degradante, algo parecido com uma favelinha montada em diversas partes da cidade.
Os moradores de rua tomaram as praças da Rodoviária, São Sebastião, Tiradentes dentre outras. Coretos históricos cederam espaço para dormitório aberto.
Ápice da situação
“Isso estava previsto. Isso é culpa em grande parte da inércia do Executivo. A secretaria de assistência social deveria ter atuado como deveria. O problema está espalhado por toda a cidade e precisa se enfrentado com coragem. Lamentável chegar a este ponto”, disparou o Vereador João Paulo Pé Quente (PP) na sessão desta terça-feira (2).
Reunião
A situação social dos moradores em situação de rua em Lafaiete (MG) ganhou discussão. Em maio, os conselhos municipais e a secretaria de assistência debateram propostas para enfrentar emergencialmente a situação com a criação do Comitê Pop Rua com a participação dos setores público e sociedade civil, visando garantir direitos, políticas públicas e acessos a dignidade e inserção social.