Neste ano, festas incluem shows, atrações gastronômicas e homenagens especiais; confira alguns destinos
A união entre atrativos culturais e baixas temperaturas vem conquistando turistas e moradores locais de cidades em diversas regiões do Brasil. Em Minas Gerais, os “Festivais de Inverno” já estão consagrados e, neste ano, prometem novidades que incluem arte, cultura e gastronomia.
Para a estação mais fria do ano, o objetivo, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) é seguir posicionando o Estado como um dos principais destinos turísticos do País. A expectativa é que cerca de 500 ações aconteçam em aproximadamente 400 municípios até setembro, quando se encerra oficialmente o inverno.
Confira as programações de cidades como Ouro Preto, Diamantina, Nova Lima, Monte Verde (distrito de Camanducaia) e Tiradentes.
Ouro Preto celebra cultura e natureza
Celebrando 67 anos em 2024, o Festival de Inverno de Ouro Preto traz o tema “cultura e natureza” e promete marcar a história da cidade. A proposta agora é descentralizar o evento, que vai até 28 de julho e espalha atrações musicais, teatro e gastronomia por diversos bairros.
Entre as atrações estão a banda Barão Vermelho, a cantora Ana Carolina e o grupo Sorriso Maroto, que se apresentarão na Praça Tiradentes. No dia 8 de julho, a Orquestra Ouro Preto retorna à cidade, apresentando um concerto com o cantor João Bosco.
Na cultura e na gastronomia, o destino histórico conta com opções de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Quem passar pela cidade também poderá visitar museus e igrejas que contam parte da história de Minas e do Brasil.
Diamantina busca aquecer corações
“Uma atmosfera aconchegante e convidativa para aquecer o coração”. Neste ano, o Festival de Inverno em Diamantina, realizado entre 12 de julho e 3 de agosto, propõe unir artistas renomados e novos talentos às múltiplas atratividades que a cidade histórica oferece.
Na música, Zeca Baleiro, Adriana Araújo e João Ramalho, além da Orquestra de Diamantina, prometem embalar turistas e moradores locais tocando os ritmos mais amados do País.
Na gastronomia, a cidade se destaca pela vasta opção de restaurantes com cardápio de vinhos quentes e fondue. Para quem for curtir em família, Diamantina também conta com programação especial para todas as idades.
Nova Lima reúne música e chefes de gastronomia
O Festival de Inverno de Nova Lima traz um convite ao hedonismo. O evento privado, realizado em dose única no dia 27 de julho, retorna com a missão de divertir e proporcionar múltiplas experiências para a família (incluindo pets).
A gastronomia é destaque com a presença de chefes e restaurantes convidados, além de drinks, vinhos e cervejas.
Já as atrações musicais incluem artistas locais e nacionais, que vão do eletrônico ao pop, reggae e axé. Rooftime, Amy Reggaehouse, Oxalá Caraíva, Alex Albino e “26:15” já estão confirmados na festa.
Monte Verde propõe celebrar inverno nas montanhas
Um dos festivais de inverno mais aguardados em Minas Gerais convida os brasileiros a curtirem as baixas temperaturas nas montanhas. Monte Verde, uma das cidades mais aconchegantes do Brasil, é caracterizada por unir gastronomia e natureza às baixas temperaturas.
Em 2024, o festival gratuito espera reunir toda a família com atrações diversificadas entre os dias 29 de junho e 27 de julho. Já os destaques ficarão por conta da tradicional quadrilha, além de apresentações de orquestras, forró, jazz e música clássica.
Tiradentes terá música, arte e homenagens
Um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais prepara um Festival de Inverno recheado de opções. O Inverno Tiradentes Cultural 2024 reunirá atrações para aqueles que buscam descobrir ou reviver a cultura, tradição e hosp/italidade mineira.
Para isso, as opções do festival vão desde shows e encontros de banda, até serestas, apresentações de arte urbana, cinema ao ar livre, teatro, esporte e religiosidade. Entre as atrações em destaque está o evento de rock “Acampamento Music Festival”, de 19 a 20 de julho, além de concertos na Igreja Matriz de Santo Antônio.
Por fim, neste ano, o festival homenageia Tião Paineira, reconhecido com um dos grandes nomes da cerâmica no Brasil. A homenagem se estende com a exposição “Cerâmica Tião Paineira”, na Sala de Cultura Eros Conceição, entre 4 de julho e 4 de agosto.
FONTE DIÁRIO DO COMÉRCIO