×

NA ROTA DO QUEIJO ARTESANAL: Entre Rios de Minas é oficializado como integrante da região produtora de queijos ‘Campo das Vertentes’

Iniciativa vêm para potencializar o mercado do queijo artesanal

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, anunciou a inclusão de municípios nas regiões do Campo das Vertentes e da Mantiqueira de Minas como integrantes da região produtora de queijos ‘Campos das Vertentes’.

A caracterização do Vale do Mucuri como região produtora do Requeijão Moreno também foi anunciada.

Álvaro Garcia/Queijos Brumado @queijobrumado

A oficialização aconteceu na noite desta quinta-feira (27/6), durante a abertura da ExpoQueijo Brasil 2024, em Araxá, no Alto Paranaíba, e foi representada por Teresa Boari, presidente da Associação de Produtores de Queijos Artesanais de Minas do Campo das Vertentes (Aqmav).

“Essa iniciativa vêm para potencializar o mercado do queijo artesanal em Minas Gerais. São mais municípios agora reconhecidos, produzindo de forma legal, com produtos que ganham cada vez mais notoriedade, segurança alimentar, gerando emprego e renda para Minas Gerais”, afirma o secretário de Agricultura, Thales Fernandes.

Além de Entre Rios de Minas, outras localidades também foram incluídas no circuito ‘Campo das Vertentes’, Barbacena e Ibertioga. E uma na Mantiqueira de Minas, Virgínia. A demanda partiu dos próprios produtores, representados por associações.

Produção do queijo artesanal em Entre Rios de Minas

Segundo o produtor de queijos Alváro Andrade Garcia, do Queijo Minas Artesanal Brumado, os produtores do município passam a integrar a partir de agora um ‘território’ reconhecido e importante.

“Por estar administrativamente na região do Alto Paraopeba, apesar da ligação forte com o Campo das Vertentes nas tradições e também na produção de queijos, a região estava fora da denominação original.” afirma.

O produtor credita à Associação dos Produtores de Queijo das Vertentes, aos produtores de Entre Rios e a Emater a importante inclusão.

“Graças à união de todos os envolvidos, comprovamos a produção de queijos artesanais na cidade e com isso ela foi reconhecida. Hoje temos no município quatro queijarias associadas à AQMAV. Produzem artesanalmente o queijo Minas artesanal, o queijo Brumado, o queijo Cana Velha e o queijo Vert. Temos também como associado o Euler Andrés, que produz queijos de diversos tipos”, conclui Álvaro.

De acordo com o secretário municipal de cultura de Entre Rios de Minas, Felipe Resende Ribeiro de Oliveira, a inclusão da cidade é uma vitória para a região. “Uma vitória imensa para a região que vê a cultura culinária ancestral representada por uma identidade, viva o Queijo artesanal das Vertentes, o nosso queijo”.

Teresa Boari recebe de Thales Fernandes documento que reconhece oficialmente o município de Entre Rios de Minas como integrante da região produtora de queijo “Campo das Vertentes” – Foto: Josiane Souza / Seapa

Trabalho de caracterização

A caracterização das regiões produtoras, em Minas, é uma prerrogativa do Estado, executada pelo Sistema Agricultura. 

A Emater-MG realiza um amplo estudo, que abrange levantamentos histórico e cultural, do relevo, da altitude, da vegetação, do clima, dentre outros aspectos produtivos dos queijos. Ou seja, as características do ambiente de produção que dão um sabor único àquele queijo artesanal. 

Neste caso, a pesquisa foi conduzida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, parceira do Governo de Minas no processo de caracterização. 

E, por fim, o IMA oficializa o reconhecimento estatal. Todo o trabalho conta com a participação ativa da Secretaria de Agricultura, em diálogo constante com os produtores de queijos artesanais no estado e suas associações. 

Além das regiões caracterizadas, o Sistema Agricultura trabalha, desde 2019, para a regulamentação do Queijo da Serra Geral, do Queijo Cozido e do Requeijão Moreno. Recentemente, foi publicado também o regulamento do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural.

Crédito: Portal Conheça Minas.com

Expoqueijo Brasil

O Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo Brasil é um dos principais eventos do setor no Brasil. Em 2024, ocorre de 27 a 30/6 no Grande Hotel Termas de Araxá, no Alto Paranaíba.

Neste ano, cerca de 1.100 queijos artesanais de 14 países estão inscritos nas mais de 40 categorias do Concurso Internacional, vindos de todo Brasil, Argentina, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, México, Panamá, Peru, Suíça e Uruguai.

A avaliação seguirá as metodologias e critérios estabelecidos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, vinculado à Epamig, que treinará aproximadamente 200 jurados para a análise técnica e sensorial das amostras concorrentes.

Com informações da Agência Minas/colaborou Álvaro Garcia – www.queijobrumado.com.br

FONTE ENTRE RIOS NEWS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp