Experiências turísticas colocam Minas Gerais como destino de inverno no Brasil

A Cozinha Mineira, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, é um dos atrativos para os turistas nesta época do ano

Minas Gerais recebeu mais de 31 milhões de visitantes em 2023, liderando o crescimento do turismo no Brasil. Neste ano, segundo o relatório mais recente do Observatório do Turismo de Minas Gerais, realizado a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado segue em primeiro lugar na variação acumulada de abril de 2023 a abril de 2024.

No período, o volume das atividades turísticas no estado chegou a 12,5%, 166% acima da média nacional (4,7%).

Para manter o bom desempenho, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e em parceria com a Cemig, lançou a campanha Inverno em Minas.

O objetivo é posicionar Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país na estação mais fria do ano. A expectativa é que cerca de 500 ações aconteçam em aproximadamente 400 municípios até o dia 22 de setembro, encerramento oficial do inverno.

“Somos competitivos no mercado nacional e internacional neste período do ano. O inverno em Minas significa mostrar para o Brasil e para o mundo a potência desse período no estado de Minas Gerais como um todo.

De Monte Verde a Tiradentes, passando pela região da Mantiqueira e outras regiões, as cidades estão realmente preparadas para acolher quem quer vir a Minas Gerais. Abre-se um leque impressionante para que possamos continuar crescendo o dobro da média nacional”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Igreja de São Francisco de Assis / Daniela Mallmann/CNN

A campanha turística Inverno em Minas coincide com os tradicionais festivais de inverno em diversas localidades. O projeto também promove e valoriza a Cozinha Mineira, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, com receitas típicas desta estação do ano, como pratos e caldos derivados de milho e mandioca, alimentos reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, quentão, feito com cachaça, quitandas, pão de queijo e os premiados vinhos, azeites e cafés do estado.

Os turistas terão cinco Circuitos de Inverno no estado, que combinam belezas naturais, patrimônio histórico, tranquilidade, aventura e culinária:

  • Território dos Vinhos, que passa por Três Pontas, Caldas, Andradas e São Gonçalo do Sapucaí;
  • Território Sul de Minas, em Extrema, Gonçalves e Monte Verde;
  • Território Serra da Canastra/Mar de Minas, que explora São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita;
  • Território Espinhaço/Diamantes, em Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde, Serro e Lapinha da Serra;
  • Território Estrada Real com Santuário do Caraça, Catas Altas, Santana do Montes e Tiradentes no percurso.

Os roteiros proporcionam visitas a vinícolas, queijarias, cidades históricas, natureza exuberante e eventos culturais.

FONTE CNN BRASIL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular