O projeto social realizado pela parceria entre Minas Tênis Clube e Gerdau completa dois anos de atividade, fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes por meio da formação esportiva. Para celebrar esse marco e o sucesso do projeto, no último dia 13 de julho, os parceiros organizaram um evento comemorativo na cidade de Ouro Branco. A confraternização contou com atividades esportivas, brincadeiras, sorteios de brindes e a participação do Max (mascote do Minas).
Iniciado em 2022, o projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social” é realizado nas cidades de Itabirito e Ouro Branco, municípios base da Gerdau, e atualmente atende cerca de 280 crianças e adolescentes, dos quais 70% são oriundos do ensino público. Com o objetivo de proporcionar a prática esportiva orientada e criar um ambiente saudável que promova a inclusão social e o aprendizado de valores humanos, o Minas Tênis Clube contribui com sua reconhecida metodologia esportiva, capacita os profissionais envolvidos e fornece todo o suporte de gestão do Clube.
As mais de 20 turmas de vôlei e futsal desenvolvidas no projeto variam em níveis de aprendizado e conforme as faixas etárias dos alunos. Além das aulas, os jovens participam de competições organizadas pelas Escolas de Esportes do Minas Tênis Clube, nas unidades do Clube, propiciando integração com outros alunos e a experiência de conhecer a estrutura de um clube de ponta do esporte nacional.
A comemoração de dois anos do projeto movimentou a cidade de Ouro Branco, reunindo alunos, familiares e profissionais no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista. A prefeitura municipal colaborou com a confraternização, cedendo o espaço e proporcionando atividades lúdicas com brinquedos infláveis, futebol de sabão e rua de lazer, fundamentais para o sucesso da festa. Além disso, o mascote mais animado do Brasil, o Max, também marcou presença e deixou o clima ainda mais festivo.
“É extremamente gratificante comemorar dois anos desse projeto, resultado de uma parceria de grande sucesso. Ver os jovens se dedicando e aprendendo as modalidades esportivas com entusiasmo e alegria nos inspira e reforça o poder transformador do esporte e nos mostra que estamos no caminho certo para construir um futuro melhor, ” enfatiza Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube.
Rafael Simas, gerente de Comunicação e Marca da Gerdau, também destaca a importância do projeto: “Nossa intenção com esse projeto é realmente oferecer às famílias de Ouro Branco e Itabirito uma ferramenta poderosa de transformação, esperança e desenvolvimento: o esporte. A parceria com o Minas, que carrega uma história grandiosa de títulos e na formação de atletas, fortalece e engrandece essa iniciativa”.
O projeto, que nesses dois anos tem alcançado resultados positivos acima do esperado, foi abraçado pela comunidade e contribui cada vez mais para o desenvolvimento da cidade e dos jovens beneficiados. Dessa forma, evidencia como o apoio ao esporte pode impactar positivamente a vida das pessoas.