No início da madrugada de domingo, 28 de julho, a Polícia Militar foi acionada na Festa de Conceição do Formoso, em Santos Dumont (MG). No local, foram ouvidos diversos estampidos de disparos de arma de fogo e iniciou-se um tumulto com correria dos participantes do evento.
No local, foram localizadas quatro vítimas caídas ao solo e duas vítimas já estavam sendo colocadas em veículos particulares e sendo levadas para atendimento médico. De imediato foi acionado o Samu e reforço policial.
No local, em contato com populares, eles informaram que um adolescente, 17 anos, teria sacado a arma de fogo e realizado os disparos, sendo que o alvo era um homem de 23 anos com quem ele havia tido um desentendimento mais cedo no evento. O autor estava acompanhado de mais um adolescente de 16 anos, um homem de 25, um de 23 e outro de 19. Eles fugiram sentido à cidade de Tabuleiro.
Os militares avistaram uma motocicleta e durante a abordagem, viram que era o homem de 23 anos, irmão do suspeito. Ele confessou que estava na confusão e se prontificou a levar a equipe ao local onde seu irmão estava escondido.
Nesse momento, um veículo Golf branco passou pelo local e foi abordado, estando em seu interior os suspeitos de 25 e 19 anos. Eles negaram participação no delito. A PM conseguiu localizar o menor e apreendeu a arma de fogo calibre 32, utilizada no crime.
O autor confirmou ter efetuado os disparos contra seu desafeto de 23 anos que foi alvejado com dois disparos na região das costas. Ele foi socorrido pelo Samu para o hospital de Santos Dumont e permaneceu internado.
Também foram vítimas dos disparos: uma mulher, 28 anos, atingida com um disparo no pescoço, socorrida pelo Samu e levada para o Hospital de Santos Dumont onde permanece internada; Um homem, 57 anos, foi alvejado com um disparo nas costas e i socorrido para o Hospital de Ubá onde permanece internado a princípio com o projetil alojado;
Um adolescente, 16 anos, foi alvejado de raspão no torax e na mão direita sendo socorrido pelo Samu para o Hospital de Santos Dumont onde permanece internado; um homem, 19 anos, foi atingido com disparo de raspão na região do ombro direito e dispensou atendimento médico. Um adolescente, 17 anos, foi alvejado com um disparo que atingiu o ombro direito e foi socorrido pelo Samu para o Hospital de Santos Dumont e permanece internado.
Foi dada voz de prisão aos autores de 25, 23 e 19 anos, e apreensão ao de 17 anos.