14 de agosto de 2024 21:03

Lideranças pedem congelamento de preços do pedágios até obras da nova concessionária da BR 040, entre elas a duplicação entre Trevo de Ouro Preto a Lafaiete (MG)

A partir do dia 6 de agosto, a EPR Via Mineira vai iniciar a operação do trecho de
232 km da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. A data foi definida pela
Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em
reunião extraordinária.
O contrato de concessão, assinado em 5 de julho, prevê investimentos de R$ 8,7
bilhões ao longo de 30 anos, incluindo R$ 5,2 bilhões destinados à duplicação de
164 km, 42 km de faixas adicionais, correções de traçado, retornos, passarelas e
iluminação em trechos de baixa visibilidade. Nos primeiros sete anos, são
investidos R$ 3,2 bilhões em melhorias na rodovia e R$ 3,6 bilhões em serviços operacionais.

Eric de Almeida, diretor executivo da EPR, afirmou que o novo contrato é mais
robusto e equilibrado, com avanços no modelo de gestão e novas possibilidades de
atuação. Ele pede um voto de confiança da população para que a empresa possa
demonstrar seu empenho e as melhorias estruturais previstas para o trecho sul da
BR-040.


Os primeiros 100 dias de obra
Nos primeiros 100 dias de concessão, a EPR planeja implementar ações para
melhorar a segurança e a eficiência do tráfego. De acordo com a Agência do
Governo, o plano inclui obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e
Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos
críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais. “Essas mudanças serão
visivelmente perceptíveis pela população e têm como objetivo reduzir
significativamente a gravidade dos acidentes”, destacou o diretor da ANTT durante
o evento de apresentação do projeto realizado nesta segunda-feira (29), em Belo Horizonte.

A região

O Prefeito de Ouro Branco (MG), representando a Amalpa, Codap e AMM, encontrou-se com Guilherme Theo Sampaio, diretor da ANTT, juntamente com os prefeitos de Congonhas, Cláudio Dinho, Itabirito, Orlando Caldeira, e Crispim Ribeiro, Engenheiro, e Consutor do Codap em assuntos da BR 040, quando discutiram o projeto de concessão da Via Mineira para a rodovia BR-040.

No ato, as lideranças entregaram um ofício, assinado em conjunto pelas 3 entidades solicitando importantes melhorias na rodovia, incluindo alargamento de trincheiras e pontes, melhor sinalização e mais segurança com o reforço da Polícia Rodoviária Federal.

Também foi proposto pelos prefeitos o congelamento das tarifas de pedágio até que as melhorias essenciais sejam implementadas, garantindo assim um transporte mais seguro e eficiente para todos. “Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar de todos que transitam por nossas estradas, e continuaremos trabalhando para que essas mudanças sejam realizadas”, disse Hélio Campos.

Obras

As obras de duplicação da BR-040 entre BH e Juiz de Fora, na Zona da Mata, devem começar em 2026. O cronograma das intervenções foi apresentado, na manhã desta segunda-feira (29/7), pela EPR Via Mineira.

O diretor executivo da EPR Via Mineira, Erick Almeida, explica que o início das obras somente no segundo ano de concessão é necessário para que sejam feitos os trâmites burocráticos. “Temos dois anos para conseguirmos as licenças ambientais e, principalmente, para terminarmos a elaboração e a certificação dos projetos junto às agências reguladoras”, disse.

Nos primeiros anos do contrato serão feitas obras de requalificação com foco em segurança, como intervenções para recompor o pavimento, melhorar a sinalização (vertical e horizontal) e a drenagem. Parte das melhorias deve ficar pronta em cem dias, contados a partir do próximo dia 6 de agosto, incluindo a revitalização das praças de pedágios e das bases de apoio.

Obras previstas

A primeira grande intervenção da nova concessionária será a melhoria de 17,4 km entre Congonhas e trevo de Ouro Preto. As obras envolvem a duplicação de 9,74 km, construção de 3,23 km de vias marginais, uma passarela e um trevo. As melhorias devem ser entregues no terceiro ano de contrato.

Até o sétimo ano, estão previstos 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexões (trevos e alças de acesso) e 8 passarelas. Também está previsto para o segundo ano a construção de um ponto de parada de caminhoneiros, ainda sem localização definida.

Os investimentos e serviços operacionais ao longo dos 30 anos de contrato serão de R$ 8,7 bilhões, com R$ 3,5 bilhões investidos nos primeiros sete anos.

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