Mudanças na BR-040: concessionária divulga plano de ação para os próximos 100 dias

Nova empresa assume gestão da rodovia na próxima semana com previsão de dobrar o custo do pedágio

A concessionária EPR assume a gestão da rodovia BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, na próxima semana. A assinatura do contrato de concessão está prevista para 5 de agosto. Diante das expectativas, a empresa divulgou um plano com o detalhamento das ações a serem adotadas nos primeiros 100 dias de trabalho.

Serão três praças de pedágio entre a capital mineira e Juiz de Fora: em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. O custo total da viagem deve dobrar, Para carros e caminhonetes, por exemplo, o valor subirá de R$ 6,30 para R$ 12,70. 

A empresa, no entanto, informou que dará descontos progressivos de acordo com a forma de pagamento e frequência de uso da rodovia. Para motoristas que passarem mais de 30 vezes pelo pedágio em Conselheiro Lafaiete, por exemplo, o desconto pode chegar a 95,8%, segundo a concessionária.

Confira o plano de ação da EPR Via Mineira para os próximos 100 dias:

  • Serviços de fresagem e recomposição no pavimento; 
  • Equipes de conservação de rotina focadas na manutenção da drenagem e faixa de domínio;
  • Revitalização das Praças de Pedágio e Bases de Serviços Operacionais;
  • Melhoria da sinalização vertical e horizontal nos pontos críticos;
  • Recuperação de terraplenos erodidos, passivos ambientais e materiais de escorregamentos.

O trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete é um dos pontos destacados pela empresa por causa do “alto índice de acidentes”. Além da troca de pavimento asfáltico do trecho, a empresa também disse que irá investir para recuperar e instalar sinalizações de segurança.

A empresa também informou preocupação com locais mais críticos, como o fim do trecho de via duplicada, quando o trânsito dos dois sentidos passa a ocorrer em pista simples (Km 572). Segundo a EPR Via Mineira, nestes locais serão instalados “balizadores” para separar as duas vias. Mesmo instrumento será colocado em outros pontos “críticos”, como o trevo da cidade de Moeda, no Km 575 da rodovia.

Na “recuperação de terraplenos”, a empresa promete que vai atuar nos pontos com risco de deslizamento e áreas com material escorregado a menos de 4 metros do acostamento da rodovia.

Pelo plano de concessão, o primeiro ano será utilizado para as pequenas intervenções na via e reformas de estruturas deixadas pela Via 040, que administra a rodovia. As obras de grande porte só irão iniciar no 3º ano da concessão. 

Até o 7º ano, a previsão é fazer 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias e 08 passarelas. A concessão atinge diretamente 15 municípios, uma população aproximada de 4,3 milhões habitantes e R$ 5,2 bi de investimentos diretos.

A concessão da BR-040 foi formalizada em abril deste ano, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho. O contrato terá duração de 30 anos e inclui o trecho de aproximadamente 300 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

FONTE O TEMPO

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