A Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal Carcará de Ouro Branco – MG vem a público esclarecer um incidente ocorrido na terça-feira (20), durante o retorno de uma operação de combate a incêndio florestal no Monumento de Itatiaia. Enquanto nossos brigadistas eram transportados em veículo da Defesa Civil, presenciamos uma situação de conflito envolvendo duas jovens menores de idade em via pública.
Ao perceber que uma das jovens portava uma faca, nossos voluntários, agindo de forma espontânea, desceram da viatura para intervir e evitar que a situação resultasse em danos maiores. Durante a intervenção, houve uma tentativa de conter o conflito, mas a ação foi limitada pela natureza do incidente. Nossa intenção foi exclusivamente evitar uma possível tragédia iminente.
Ressaltamos que a Brigada Carcará tem como missão principal a prevenção e combate a incêndios florestais, não possuindo papel de polícia ou de segurança pública. Nossa atuação, neste caso, foi motivada exclusivamente pela preocupação em reduzir os riscos e proteger ao máximo a integridade das pessoas envolvidas.
O caso
Ao final da tarde, a Polícia Militar foi acionada na Policlínica Municipal onde deram
entrada duas adolescentes de 17 anos de idade, vítimas de esfaqueamento, apresentando
ferimentos leves. De acordo com as informações de testemunhas, ambas entraram em vias de fato na Rua Santo Antônio, local onde a situação evoluiu para as facadas e consequentes lesões que por terem sido mútuas, as menores foram apreendidas e conduzidas à Delegacia de Polícia Civil.