CRIME AMBIENTAL: incêndio invade e desvata mais de 20 sítios de plantação de café

A Polícia Militar de Meio Ambietne esteve presente na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga (MG), onde acompanhou a atuação coordenada de servidores do IEF, Corpo de Bombeiros Militar, militares do COMAVE, brigadistas do município de Araponga, e brigadistas da CBA. Esses profissionais estavam estrategicamente envolvidos no combate ao incêndio que começou em Sericita-MG e já consumiu mais de 1.000 hectares. Parte das chamas se espalhou por diversas propriedades em Araponga, área sob a jurisdição do 7º Grupamento da Polícia de Meio Ambiente, com sede em Viçosa-MG.

Em conversa com Dalyson Figueiredo Soares Cunha, Supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Mata, obtivemos informações detalhadas sobre as propriedades afetadas em nossa área de atuação, juntamente com a lista dos proprietários, conforme registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As informações referentes às propriedades atingidas em Sericita-MG foram encaminhadas ao oficial responsável pela região.

Preliminarmente, foi apurado que o incêndio atingiu 22 propriedades em Araponga.Há informações de que alguns proprietários possam ter aproveitado a situação para atear fogo em suas próprias terras, visando a queima de vegetação nativa com o intuito de posteriormente realizar o plantio de café, ou até mesmo de terem criado condições que favoreceram a ocorrência de incêndios florestais, no entanto, essas alegações requerem investigação policial adequada para confirmação.

Percorremos diversas localidades em busca de novas informações, porém, sem êxito.

O Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) foi encaminhado à Polícia Civil e ao Ministério Público para as devidas providências.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular