Cidade de 8 mil habitantes no Triângulo Mineiro está sendo sendo abastecida por caminhões-pipa; ainda não há previsão de reestabelecimento do serviço da Copasa
A cidade pequena cidade de Estrela do Sul, no Triângulo Mineiro, já completa mais de 24 horas sem água. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) precisou interromper o abastecimento de água em todo o município na quarta-feira (28), após 62 mil litros de óleo diesel vazarem para o rio Barragem, de onde a água é captada.
Moradores ouvidos pela Itatiaia nesta quinta (29) afirmam que estão vivendo com a água disponibilizada pela Copasa em caminhões-pipa. A companhia vai abastecer as caixas d’água de casas e estabelecimentos da cidade até que a captação de água do rio possa ser normalizada.
“Aqui não faltou água porque a Copasa tá enchendo a caixa d’água. Já encheram ontem e vão encher hoje daqui a pouco. A gente entrou em contato com a prefeitura pedindo, e eles vieram”, conta Sebastiana Souza, proprietária do restaurante Dona Sebastiana.
Enquanto Sebastiana pediu para que a caixa d’água do restaurante dela fosse abastecido, Vanda Borges, sócia de uma pousada na cidade, ainda não sabe como vai fazer quando a água da caixa d’água acabar.
“A água ainda não chegou a acabar, mas tá pouca. A gente não foi informado sobre como pedir para que o caminhão-pipa venha aqui”, contou a empresária.
Questionada pela reportagem, a Copasa informou que acompanha a situação e que ainda não há previsão para o reestabelecimento do abastecimento de água na cidade. A Companhia ainda pediu a compreensão dos moradores.
“Equipes operacionais seguem monitorando o cenário e realizando rigorosas análises, antes, durante e depois do tratamento da água, para assegurar que se mantenham os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A Copasa também está em contato com a empresa responsável por remanejar o combustível que caiu no curso hídrico. Tão logo sejam constatadas condições favoráveis, a captação será retomada”.
Óleo derramou em rio após acidente na BR-365
O abastecimento de água na cidade foi interrompido dois dias após uma carreta bitrem, carregada com óleo diesel, tombar e atingir o leito do rio Bagagem, responsável pelo abastecimento de água do município. As aulas na cidade também foram suspensas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na manhã de domingo (25). A carreta trafegava pela BR-365, na altura da cidade de Romaria, quando tombou em uma ponte e caiu de uma altura de 10 metros. O motorista, identificado como um homem de 66 anos, natural de Candeias, na Bahia, e uma passageira morreram no local.
A operação para resgatar os corpos e retirar o veículo do rio durou mais de 30 horas. Os militares utilizaram um guindaste e três guinchos para remover o veículo.
Para tentar impedir que os 62 mil litros de óleo diesel derramados no rio atingissem a estação de captação de água, na terça-feira (27), foi montada uma barreira de proteção no rio para tentar proteger a estação de captação de água.
Porém, na manhã de quarta, a Copasa identificou “pequenas alterações no manancial, que podem atingir a Estação de Tratamento de Água (ETA), e suspenderam a captação por questões de segurança”.
FONTE ITATIAIA