1 de setembro de 2024 08:23

Serra da Saudade (MG): conheça lenda sobre a cidade com menor população no Brasil

Localizado a 230 km de Belo Horizonte, município possui apenas dois bairros e 854 habitantes

Dois bairros, 854 moradores e uma lenda que explica o nome do município. Essa é Serra da Saudade, cidade com a menor população no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (29). A cidade, emancipada de Dores do Indaiá em 1963, fica no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 230 km de Belo Horizonte, e possui uma história que remonta ao século XVIII. 

Conforme divulgado pela prefeitura, a região onde hoje se encontra a cidade era composta por pequenas propriedades rurais e duas grandes fazendas: a Fazenda do Rancho e a Fazenda Serra da Saudade. A última foi nomeada em homenagem à imponente serra que circunda a área. Porém, a lenda ligada à palavra “saudade” desperta curiosidade.

Segundo a tradição, também no século XVIII, uma tribo indígena habitava o local. Por motivos desconhecidos, essa tribo foi dizimada, restando apenas uma indígena solitária. Com o passar do tempo, ela começou a sentir uma profunda saudade de seus parentes que moravam na Bahia.

Certo dia, esses parentes que moravam no estado vizinho escreveram uma carta direcionada à indígena solitária. Contudo, devido às condições de transporte da época, a correspondência foi molhada e danificada. Além disso, o tempo de entrega era longo.

Quando a carta finalmente chegou, a indígena já havia falecido, consumida pela saudade. Ao abrirem a correspondência, os moradores do lugar conseguiram ler apenas uma palavra ainda legível: “Saudade”. A partir de então, reza a lenda, a serra ganhou o nome Saudade. 

Desenvolvimento Ferroviário

A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Belo Horizonte — Paracatu e a construção de Brasília foram catalisadores do crescimento da região. Com o tempo, a pequena comunidade ao redor das fazendas cresceu, dando origem ao povoado conhecido como Rancho dos Carreiros, em homenagem aos primeiros moradores.

Em 1922, a construção de um trecho da Estrada de Ferro que ligaria Dores do Indaiá a Serra da Saudade marcou outro ponto de desenvolvimento local. A estação ferroviária, inaugurada em 1925, recebeu o nome de Estação Melo Viana. Ao redor da estação, começaram a surgir as primeiras casas e pequenas indústrias, como fábricas de fubá e máquinas de beneficiar arroz.

A emancipação de Serra da Saudade ocorreu em 1963, quando o município deixou de pertencer a Dores do Indaiá. A cidade, que serviu como ponto de parada para viajantes e escoamento de café, madeira, gado e diamantes, viu seu movimento diminuir com a construção da BR-262 e o desmantelamento da ferrovia em 1969.

Fonte: Prefeitura de Serra da Saudade 

FONTE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade