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EPR Via Mineira realiza melhorias no Trevo de Moeda para aumentar a segurança na BR-040

Como parte do Plano de 100 dias de operação, que prioriza 42 ações imediatas para melhorar as condições da BR-040 e garantir a segurança dos usuários, a EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, iniciou na última semana uma série de intervenções no Trevo de Moeda, em Itabirito.

Foto: Divulgação

Segundo Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Mineira, motoristas que saem da região de Moeda e seguem em direção a Belo Horizonte, especialmente aos finais de semana, feriados ou horários de pico, enfrentam dificuldades para cruzar as faixas de tráfego e adentrar à rodovia devido ao fluxo intenso. “Havia um grande clamor de usuários, entes públicos e privados por maior segurança, em caráter de urgência. De acordo com as condições existentes na pista, com foco na segurança e fluidez, desenvolvemos uma série de intervenções rápidas que facilitam a travessia de quem vem da região de Moeda e acessa a rodovia, sem comprometer a fluidez dos usuários que trafegam pelo eixo da rodovia. Essa solução provisória ficará em vigor até que a obra definitiva, programada para o 6º ano do contrato, seja devidamente licenciada e concluída”, explica Almeida.

Com previsão de término no dia 6 de setembro, as obras contemplam melhorias de pavimento e na sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda. “As intervenções na sinalização contam com elementos como redutores de velocidade, dispositivos refletivos e um leve desvio do traçado à direita na pista Norte, no sentido Belo Horizonte, para direcionar o tráfego. Uma das faixas será convertida em faixa de aceleração para os motoristas que acessam a rodovia a partir de Moeda, contribuindo para uma integração mais segura e eficiente ao fluxo principal”, detalha Mauricio Cavalli, gerente de engenharia da EPR Via Mineira.

A nova sinalização contará com pintura de faixas com tintas de alta resistência à abrasão do tráfego, microesferas com alta refletância, Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs) e novas placas indicativas e de advertência, com o objetivo de mitigar o risco de acidentes no local. Já as obras de pavimentação utilizam asfalto borracha, que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhor aderência dos pneus com a superfície.

Além de sustentável — contando com 15% de borracha moída oriunda de pneus reutilizados —, o material oferece maior durabilidade e é cerca de 5 vezes mais resistente ao trincamento do que o asfalto convencional. Outro benefício é que ele reduz significativamente o spray — a nuvem de gotículas de água lançada pelos pneus durante a chuva, que compromete a visibilidade — graças à sua capacidade de melhorar a drenagem na superfície, proporcionando mais segurança aos motoristas.

Ações prioritárias

Nestes primeiros 100 dias de operação, a EPR Via Mineira preparou 42 ações prioritárias com o objetivo de melhorar as condições da BR-040 e garantir, de forma imediata, a segurança e o conforto dos usuários. Além das intervenções no Trevo de Moeda, a concessionária já promoveu a instalação de 200 placas novas, a aplicação de mais de 5.000 toneladas de asfalto em pavimentação, a remoção de 10 toneladas de lixo das vias, a roçada de 220 quilômetros de vias e a limpeza de 18 quilômetros de drenagem. A solução definitiva para o Trevo de Moeda está prevista, de acordo com o cronograma do contrato de concessão, para 2030.

“A Agência Nacional de Transportes Terrestres destaca a importância das ações rápidas e eficazes da EPR Via Mineira, como as implementadas no Trevo de Moeda, parte do Plano de 100 Dias. Essas iniciativas, mesmo provisórias, demonstram como soluções bem planejadas podem trazer benefícios significativos aos usuários, reforçando o compromisso com a segurança viária e a sustentabilidade. A ANTT continuará monitorando de perto o progresso dessas ações, reconhecendo o avanço alcançado e a relevância da iniciativa AZ+”, ressalta Rafael Vitale,  diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

FONTE LAFAIETE AGORA

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