A Polícia Militar prendeu nessa terça-feira, 03 de setembro, após incessante rastreamento, três jovens amplamente conhecidos no meio policial. Os três subtraíram de roubo o veículo VW Gol de placa LTU-6J50 que era utilizado por um motorista de aplicativo, o qual foi vítima de várias agressões e que teve o seu aparelho celular roubado pelo envolvidos, dois deles com 18 anos e um com 25 anos de idade.
As diligências se iniciaram quando a Polícia Militar deslocou até a localidade de Alto da Varginha para averiguar denúncia da existência de um veículo, sem ocupantes, totalmente carbonizado. No local, houve a confirmação do fato e nos levantamentos iniciais, a Polícia Militar chegou até a identificação do dono do veículo, um homem de 48 anos que trabalhava como motorista de aplicativo e que estava desaparecido. Intensificado as diligências, a Polícia Militar tendo o auxílio de familiares do motorista, conseguiram localizá-lo na Estrada Capela do Padre Machado, no Bairro Rancho Novo, cerca de seis quilômetros do local onde o veículo fora incendiado.
De imediato foi dado socorro ao motorista que estava bastante ferido e com sinais de desidratação e confusão mental.
Avançando nas diligências, a Polícia Militar apurou que toda a situação se tratava de um roubo praticado pelos três jovens, os quais teriam levado a vítima até ao local onde fora localizado e após infligir torturas, roubaram o seu aparelho celular e incendiaram o veículo. Além disso, após a consumação dos crimes, os mencionados autores realizaram diversas compras em estabelecimento comerciais pela cidade, utilizando o aparelho celular do motorista, via pix, como forma de pagamento e, inclusive, pagaram uma dívida de drogas junto a um indivíduo de 27 anos, traficante também conhecido no meio policial e que em decorrência das diligências foi localizado e preso.
Durante o empenho policial foram apreendidos 02 (dois) simulacros de arma de fogo utilizados na consumação do crime, 12 (doze) buchas de maconha, uma porção e 24 (vinte e quatro) pinos contendo cocaína, 17 (dezessete) pedras de crack, a quantia de R$ 710,00 (setecentos e dez reais), uma câmera filmadora e 03 (três) aparelhos celulares.
Houve apreensão também de 03 (três) bonés, 01 (um) óculos, 12 (doze) camisas, 07 (sete) bermudas, uma calça, uma jaqueta e 01 (um) frasco de perfume, produtos que o grupo comprou nos comércios da cidade, via pix, pelo aparelho celular da vítima.
Todos os autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
A vítima segue em observação médica e devido ao seu estado de saúde, não foi possível precisar maiores informações acerca da dinâmica do roubo.
Aos motoristas de aplicativo, algumas precauções podem ajudá-los a não serem vítimas de criminosos, como recusar a chamada no caso de não sentir segurança no trajeto a ser percorrido, no local de destino, no contato telefônico com o passageiro. Dirigir em regiões que se sinta confortável, evitando se aventurar em locais desconhecidos e se o fizer, compartilhar a sua rota com alguém de confiança. Avaliar a possibilidade de instalar câmeras de segurança e avaliar o perfil do passageiro.