A Polícia Militar prendeu uma mulher de 43 anos pelo furto em lojas no centro da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Segundo a polícia, a autora é contumaz na prática do crime e chegou a subtrair roupas, bijuterias e outros objetos, conforme imagens gravadas por câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais.
A prisão foi realizada na quinta-feira, 5/9, após a Polícia Militar tomar conhecimento do fato por meio da Rede de Comerciantes Protegidos. Ao ser procurada em sua residência, a mulher confessou ter praticado furto em diversos estabelecimentos comerciais localizados na avenida Telésforo Cândido de Resende. Nessa ação policial, houve a recuperação de diversos produtos que a infratora havia subtraído. A autora foi conduzida à Delegacia de Polícia para as demais providências.
Rede de Comerciantes Protegidos
A Rede de Comerciantes Protegidos tem se mostrado muito eficaz em dificultar a ação de infratores, reduzindo a vulnerabilidade dos comércios. A rede se constitui em um conjunto de lojas próximas que se ajudam quanto à segurança dos estabelecimentos.
Cada comerciante ou funcionário passa a ser uma “câmera viva”, alertando a todos os integrantes da rede sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, seja por intermédio de aplicativos para celulares ou mesmo sinais sonoros, gestuais e outras estratégias definidas pelo grupo.