Nos dias 14 e 15 de setembro, a Praça Gomes Freire (Jardim), em Mariana (MG), receberá atletas de todos os cantos do país para a 31ª edição do Iron Biker Brasil. Reconhecido como a maior prova de mountain bike da América Latina, o evento não apenas desafia os limites físicos dos ciclistas, mas também impulsiona de forma significativa a economia local. A presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Ana Cristina Coura Mól e Silva, prevê um impacto positivo no comércio da cidade. “Se tivermos um número de atletas próximo ao do ano passado, esperamos que em 2024 haja, pelo menos, de 10 a 20% a mais de faturamento, considerando as orientações e os ajustes feitos em horários, estoque, acolhimento e atendimento”, afirmou Ana Cristina.
Além dos atletas, mais de cinco mil turistas são esperados em Mariana durante os dias de competição. Para garantir que a cidade esteja preparada para essa demanda, a Associação tem se dedicado a orientar os comerciantes, especialmente aqueles ligados ao turismo, sobre a importância de adaptar o horário de funcionamento e aprimorar a qualidade do atendimento. “Criamos um selo de boas-vindas aos atletas, que será exibido em todos os estabelecimentos associados, como uma forma de acolher bem os visitantes e elevar a experiência de todos que passam por Mariana”, acrescentou a presidente.
O impacto do Iron Biker Brasil no comércio local é evidente para Alex Bailão, proprietário do À Mineira Empório Café, localizado na Rua Direita, centro histórico de Mariana. “O Iron é, sem dúvida, o evento que mais ajuda no comércio em curto espaço de tempo. O volume de negócios durante o evento é tão significativo que supera até o Carnaval, devido ao número de dias”, afirmou destacando que, para esse ano, planeja manter o alto padrão de atendimento, oferecendo café da manhã e produtos regionais para que os visitantes possam levar um pedacinho de Mariana com eles.
Laura Camello Santos, proprietária do restaurante Giardino, localizado na Praça Gomes Freire, também testemunha o impacto positivo do evento. “O Iron Biker Brasil trouxe um movimento excepcional para o nosso restaurante em 2023, dobrando o número de clientes em relação aos períodos normais. O evento traz visibilidade e mostra como Mariana tem muito a oferecer, desde sua natureza exuberante até suas excelentes opções gastronômicas”, destacou Laura. Para esta edição, Laura explicou que a equipe do Giardino está se preparando com intensivos treinamentos e uma força-tarefa na cozinha, com a meta de atender ao grande fluxo de visitantes. “Estamos com expectativas muito boas e nos preparando para garantir uma excelente experiência a todos,” concluiu.
No setor hoteleiro, o Iron Biker Brasil também se destaca como um evento fundamental para movimentar os negócios. “O evento é, sem dúvida, o mais importante para os segmentos de hospedagem e alimentação. E isso reflete positivamente durante outros períodos do ano, pois muitas vezes recebemos hóspedes indicados por atletas do Iron”, ressaltou Diúde Campos. Ela e Patrícia Simões são proprietárias da Pousada Pouso da Passagem B&B, localizada no distrito de Passagem, a apenas 3 km do centro histórico, e hospedam atletas do Iron Biker Brasil desde 2013. “Nessa época tivemos a honra de hospedar os campeões Thiago Brow e Rosinha. Em 2016, foi a vez de receber o campeão Robson Ferreira, que nos dará a honra de hospedá-lo mais uma vez, com sua família, nesta edição”, contou Diúde.
Enquanto alguns comerciantes já têm experiências consolidadas com o Iron Biker Brasil, outros se preparam para a estreia. É o caso de Henrique Fonseca, proprietário do BAR., que foi inaugurado em dezembro do ano passado. Localizado na Rua Direita, Henrique espera um bom movimento, especialmente no horário do almoço. “As expectativas são boas, pois servimos pratos feitos (PFs). Durante os dias de prova, estamos confiantes de que teremos um bom fluxo de vendas”, destacou.
A programação do Iron Biker Brasil 2024 começa na quinta-feira, 12 de setembro, com a entrega de kits aos participantes. Já na sexta-feira, 13, estão programadas atividades musicais, e no sábado e domingo, 14 e 15, começa o grande desafio das montanhas, rumo às trilhas dos distritos marianenses, com largadas e chegadas na Praça Gomes Freire (Jardim).
FONTE JORNAL GERAES