×

Militares salvam vida de homem que queria se jogar contra carreta na BR 040

Na madrugada da última sexta-feira, 27 de setembro, graças a ação rápida e coordenada da Polícia Militar um suicídio foi evitado em Conselheiro Lafaiete (MG). Diante das orientações da Instituição em razão do mês dedicado a conscientizar, em nível nacional, o maior número de pessoas sobre a importância da prevenção ao suicídio, sendo este um problema de saúde mental, as ações dos militares que atuaram na ocorrência demonstraram a eficácia na abordagem em casos de autoextermínio.

No mencionado dia, a Central de Operações da Polícia Militar recebeu ligação, via 190, de um homem relatando que queria se jogar na frente de uma carreta. Atordoado, ele dizia que diante do seu desvalor, a vida não valia a pena.

O chamado foi atendido pelo 1º Sargento PM Ribeiro que sensível à situação, iniciou conversa com o cidadão, tentando persuadi-lo a não cometer tal ato, ao mesmo tempo que repassava as informações para o Cabo PM Jeferson, a fim dele alimentar a rede rádio e buscando identificar uma viatura que estivesse o mais próxima possível do trevo no Bairro Paulo Sexto, às margens da Rodovia BR 040, local onde o cidadão estava. Durante parlamentação com o indivíduo, houve tempo de rapidamente uma viatura deslocar até a região, suspendendo uma operação que ocorria nas proximidades. No local, os militares 3º Sargento PM Cleiton e Cabo PM Pablo depararam com o indivíduo agachado, cabisbaixo ao telefone no “viva voz”, ainda em diálogo com o 1° Sargento PM Ribeiro.

O Cabo PM Pablo ao desembarcar já se postou de forma estratégica para caso fosse necessário conter algum ímpeto do assistido, pudesse fazer uma manobra de salvamento enquanto o 3º Sgt PM Cleiton iniciou diálogo. No transcorrer da conversa, o indivíduo foi adquirindo confiança em revelar os seus descontentamentos e motivos que para ele justificavam o seu intento, ao passo que o militar percebendo essa abertura, manteve a conversa, ouvindo com atenção e por fim, conseguiu convencê-lo a desistir do ato. A intervenção dos militares surtiu efeito, visto que o indivíduo acabou por convencido, sendo ele conduzido até a sua residência onde ficou aos cuidados de seus familiares.

Após três dias desse episódio, os militares 3º Sargento PM Cleiton e o Cabo PM Egmar estiveram na casa do assistido para acompanhar o seu estado de saúde, sendo muito bem recebidos por ele que já apresentava, aparentemente, um quadro de melhora. O morador agradeceu aos militares que lhe deram assistência em um momento de impulso que poderia terminar de forma trágica, estendendo o agradecimento aos militares da Central de Operações, via 190.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp