Venda de bebidas alcoólicas está liberada em Minas Gerais durante a eleiçãoDecisão do Governo de MG é devido ao estado, no último pleito, não ter registrado incidentes que comprometessem a ordem pública
A venda de bebidas alcoólicas está liberada em todo estado de Minas Gerais, durante as Eleições Municipais de 2024 no próximo domingo, dia 6 de outubro. Assim como aconteceu em 2022, o governo de Romeu Zema não quis adotar a Lei Seca no dia de votações.
Essa adoção já aconteceu em eleições passadas e acontece ainda em alguns estados neste ano. A decisão do governo é devido ao estado, no último pleito, não ter registrado consumo exagerado do álcool e incidentes que comprometessem a ordem pública.
Em nota, o governo citou que a decisão foi tomada em conjunto com as forças de segurança e está alinhada ao Tribunal Regional Eleitoral. Confira a nota oficial:
Temendo a adoção da Lei Seca neste ano e se antecipando, a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais, Karla Rocha, chegou a enviar um ofício ao governador Romeu Zema.
Segundo o documento, os domingos, incluindo os de eleição, são cruciais para o setor, o qual emprega mais de 630.000 empregos diretos e gera uma movimentação financeira da ordem de R$ 22 bilhões a cada ano.
Roteiros turísticos de várias regiões de MG têm como temática a gastronomia, a cachaça e as cervejas artesanais, atrativos de grande importância para o Estado e que, no caso da proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas, são praticamente anulados os deslocamentos turísticos com essa finalidade durante as eleições.
Quem é empresário do ramo, agradeceu a decisão, pois sabe que o dia de eleições é muito lucrativo para o setor. Os vencedores nas urnas costumam comemorar noite adentro, enquanto em muitos locais, grupos se reúnem para conversar sobre a derrota nas eleições.
FONTE TERRA DO MANDU