Um belo exemplar do barroco mineiro, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco foi reaberta nesta última segunda-feira, 07 de outubro. A solenidade contou com a presença de autoridades do Ministério Público de Minas Gerais, da Arquidiocese de Mariana, do IPHAN e do IEPHA. A comunidade celebrou a retomada das missas no templo religioso
Após passar por uma intervenção de restauro, iniciada em maio de 2021, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco foi reaberta ao público. A fase conclusiva da obra contou com serviços de instalação de um novo telhado, a renovação dos sistemas elétrico e hidráulico, além da melhoria na drenagem e a substituição dos pisos interno e externo. O arcebispo de Mariana Dom José Airton dos Santos ressalta a importância das parcerias e da participação da sociedade na restauração do monumento. “Toda vez que temos a restauração de um patrimônio histórico desta natureza, muitas pessoas se envolvem para colaborar. E isso envolve um tipo de participação popular. A igreja tem a cara do povo daqui. E o povo tem a cara dessa igreja aqui”, relata o arcebispo.
Para o secretário de cultura Wilson Vilela, a restauração da Matriz foi realizada por muitas mãos e advinda de um esforço coletivo. “Não fazemos nada sozinhos. A restauração da Matriz de Santo Antônio é um exemplo disso. Entregamos a igreja para a comunidade por meio de parcerias, diálogos e propostas que visam proteger toda riqueza do patrimônio cultural de Ouro Branco”, enfatiza Vilela.
O prefeito eleito no último domingo, 6 de outubro, Sávio Fontes participou da reabertura da Matriz. ” Trata-se de um patrimônio cultural lindo que tem pinturas do mestre Ataíde. É um monumento que traz toda a tradição da fé católica na nossa cidade. Fiquei muito honrado e feliz que Ouro Branco preservou a igreja e agora está reabrindo esse patrimônio cultural e religioso para visitação de toda a comunidade”, ressalta Sávio.
A restauração da Matriz contou com apoio financeiro do Ministério da Justiça, via Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Fundo Municipal de Cultura e do Ministério Público de Minas Gerais por meio da plataforma Semente. De acordo com o procurador-geral de justiça Jarbas Soares Júnior, a Matriz de Santo Antônio foi restaurada com recursos recuperados pelo Ministério Público de Minas Gerais. “Propomos as ações e temos utilizado os acordos. Os recursos preveem reparações e pagamento de multas indenizatórias. Esses valores de multas e indenizações são revertidos para a própria comunidade. Então é dinheiro do povo voltando para o povo”, explica o procurador-geral de justiça.
Para a aposentada Maria Rodrigues, a reabertura da igreja significa também a restauração da fé da comunidade. “As missas eram celebradas no Teatro Dom Orione. Agora temos nosso maior símbolo de fé para celebrar missas e demais liturgias que movem a fé católica”, relata Maria.
Reportagem: Éverlan Stutz
Legendas: Fotos e vídeo
O arcebispo de Mariana Dom José Airton dos Santos e o Pe. José Gilvan Nascimento Silva
A promotora de justiça de Ouro Branco Marcela Nunes de Oliveira e o secretário de cultura Wilson Vilela em visita técnica realizada em agosto
O prefeito eleito Sávio Fontes, a esposa dele Érika Furukawa e a futura vice-prefeita Sônia Félix
O procurador-geral de justiça Jarbas Soares Júnior destacou a função do Ministério Público na defesa do patrimônio cultural de Minas Gerais
A solenidade reabertura da Matriz foi iniciada às 18h
Autoridades e a comunidade participaram da reabertura da Matriz
A Banda de Congado São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida participou do evento
Vídeo: Mensageiros da fé, os sinos da Matriz ecoaram durante a reabertura do templo