Envoltas por paisagens com crateras vulcânicas, geleiras e fiordes, estas residências convidam a reflexão sobre como a presença humana pode conviver harmonicamente com a natureza
Casas isoladas em meio à imensidão da natureza na Islândia marcam uma série fotográfica feita por Curro Cardenal. Além de mostrar o contraste entre as construções solitárias e o ambiente natural hostil, o fotógrafo faz o público refletir sobre a independência e resiliência do povo islandês.
Frequentemente encontradas em locais remotos, as casas têm como pano de fundo paisagens de tirar o fôlego – marcadas por crateras vulcânicas, geleiras, fiordes, praias de areia preta e a aurora boreal, revelando a beleza das terras islandesas.
Com um design minimalista, as moradas parecem se integrar com a paisagem intocada, refletindo o respeito pela natureza e um desejo de solidão seguido pelo modo de vida islandês. Além disso, as residências são construídas pensando sobretudo na funcionalidade, a fim de serem capazes de suportar os desafios impostos pelo clima extremo da Islândia, que incluem tempestades voláteis, longos invernos com pouca luz do dia e verões com 24 horas de sol.
Apesar das pessoas que vivem longe dos centros urbanos representarem apenas um terço da população da Islândia, seus exemplos de resiliência e profunda conexão com a natureza potencializam a beleza de suas paisagens naturais – e o design das casas reflete a atitude protetora dos habitantes em relação ao meio ambiente.
As fotografias, além de lindas, convidam o público a um lugar de reflexão ao enfatizar a harmonia entre a presença humana e a natureza, mostrando as residências como verdadeiros refúgios de paz e tranquilidade.
FONTE CASA VOGUE