×

17 lugares para viajar em Minas Gerais de casal

Conheça lugares para viajar em Minas Gerais de casal. Descubra os encantos de cada cidade mineira para aproveitar bastante a viagem romântica

Você não precisa desembarcar em Paris para viver uma viagem romântica inesquecível. Minas Gerais é um estado cheio de belezas naturais que desponta cada vez mais no mapa do turismo brasileiro por todo o seu potencial romântico.

Ideal quando o assunto é viagem a dois, o estado tem clima agradável na maior parte do ano (e até um friozinho bem-vindo no alto das serras), cenários deslumbrantes e aquele toque especial do jeitinho mineiro que encanta casais em busca de momentos especiais. 

Sejam charmosas cidades históricas, refúgios em meio à natureza ou destinos que oferecem experiências gastronômicas inesquecíveis, o que não faltam são opções para curtir ao lado de quem você ama. 

Nesta lista, você encontrará 17 lugares mineiros que unem beleza, charme e tranquilidade, ideais para quem deseja celebrar o amor em qualquer época do ano. Boa leitura e boa viagem!

Onde ir de casal em Minas Gerais?

Onde ir de casal em Minas Gerais
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Seja qual for o estilo do seu relacionamento, Minas Gerais oferece destinos perfeitos para momentos a dois.

Para os casais que buscam aventura, não faltam trilhas, cachoeiras e serras para conhecer; já os apaixonados por história e arte encontrarão cidades charmosas, repletas de cultura e arquitetura que convidam a uma viagem no tempo. 

Há também opções para quem tem preferência por momentos tranquilos em refúgios aconchegantes na natureza, roteiros gastronômicos e culturais, entre muitos outros destinos para conhecer, veja só!

Araxá

Araxá, localizada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a 360 km de Belo Horizonte, é um destino romântico capaz de encantar os casais apaixonados com seu mix de tranquilidade, relaxamento, charme e história. 

A cidade é famosa por suas termas, que geram oportunidades irresistíveis de tratamentos relaxantes e de bem-estar em suas estâncias hidrominerais.

Passear pelos jardins de Burle Marx, fazer piqueniques à beira do lago ou andar de bicicleta retrô são apenas algumas das atividades indicadas para aproveitar essa viagem a dois. 

Os pombinhos que gostam de explorar a história também têm muito a conhecer, como o Museu Dona Beja, com seu acervo que preserva a memória do século XIX. Se a ideia é aproveitar a vista panorâmica, vale a pena a subida à escadaria do Cristo

Vale lembrar que Araxá é um destino incrível em qualquer época, mas, durante os meses mais frios, seu clima aconchegante e as piscinas climatizadas tornam a experiência ainda mais romântica. 

Bichinho

Bichinho, um charmoso distrito de Vitoriano Veloso, é um refúgio autêntico no interior de Minas Gerais, que surpreende pela beleza e simplicidade rústica. A vila fica a apenas 7 km de outro destino imperdível, Tiradentes, o que pode inspirar um roteiro duplo pela região!

Com todo jeito de vilarejo do interior, Bichinho tem ruas tranquilas e paisagens que parecem saídas de um cenário de filme romântico, incluindo ateliêslojas de móveis e peças feitas à mão que são perfeitas para os casais que gostam de arte e artesanato. 

Você também pode gostar de degustar os sabores da região nos alambiques e restaurantes que oferecem a autêntica culinária mineira: a vila está entre os melhores destinos gastronômicos de Minas Gerais. 

A melhor época para visitar é durante o inverno, quando pode fazer um frio considerável e as pousadas da região ficam lotadas de casais em busca de bons momentos!

Brumadinho

Brumadinho é uma excelente sugestão para quem está procurando fazer uma viagem de casal, com um diferencial importante: a proximidade com Belo Horizonte. As cidades ficam a apenas 55 km de distância, pouco mais de 1h20 de carro.

Apesar da metrópole vizinha, Brumadinho mantém seu jeitinho de refúgio romântico, rodeado por natureza, arte e tranquilidade. O destino é repleto de opções de hospedagem aconchegantes e românticas, desde charmosos chalés até pousadas de alto padrão. 

Um dos principais atrativos da cidade da região metropolitana é o Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do planeta. O instituto é gigantesco e merece ao menos dois dias de visita para que você conheça seus jardins exuberantes, galerias de arte, exposições, lagos serenos e trilhas perfeitas para um passeio a dois. 

Mas não pense que Brumadinho se limita ao Inhotim. A cidade também é cheia de cachoeiras e trilhas, especialmente na região de Casa Branca, onde você terá muitas oportunidades de desfrutar do contato com a natureza. 

Para curtir a cidade no auge do romantismo, o ideal é visitar Brumadinho entre o outono e o inverno, quando o céu fica ensolarado e o clima está mais fresco.

Capitólio

Nos últimos anos, Capitólio despontou como um dos principais destinos de Minas Gerais: em 2022, ficou atrás apenas de São Paulo na preferência dos turistas brasileiros, de acordo com o IBGE. E, acredite, a cidade é perfeita para uma escapada romântica!

Localizada a cerca de 400 km de Belo Horizonte, a região é famosa por suas piscinas naturais de águas verdes, majestosos paredões de pedra e belas cachoeiras. 

Tudo isso é possível graças ao famoso Lago de Furnas, conhecido como o “mar de Minas”, que é cenário de passeios de lancha que passam por cânions, cachoeiras e cenários verdadeiramente paradisíacos.

Uma das atividades mais românticas em Capitólio é o passeio de balão, que inclui detalhes personalizados como café da manhã e flores. Não coincidentemente, a atração é muito procurada para pedidos de noivado, então fica a dica!

Para curtir tudo que a cidade tem a oferecer, é melhor visitar a região na temporada de estiagem, entre abril e setembro. Assim, você não deve encontrar passeios fechados por conta da chuva e verá o lago com águas mais cristalinas.

Catas Altas

Emoldurada pelos imponentes paredões da Serra do Espinhaço, a 120 km de BH, Catas Altas é uma charmosa cidade mineira perfeita para casais que gostam de romantismo em meio a paisagens naturais e históricas. 

A cidade é um convite para caminhadas nas trilhas, passeios pelas ruas pacatas e momentos de contemplação, com as lindas casas coloridas a enfeitar a paisagem. 

Ali, você também vai encontrar igrejas históricas, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Capela do Senhor do Bonfim, além de monumentos antigos fascinantes, como o Bicame de Pedra

A “joia da coroa” é o Santuário do Caraça, um complexo do século XVIII que hoje é uma pousada rural, oferece a chance de encontrar os raríssimos lobos-guará e também conta com um museu histórico e muitas trilhas. 

Para desfrutar de tudo isso sem se preocupar com o clima, a melhor época para conhecer Catas Altas é entre os meses de abril e setembro.

Caxambu

Caxambu
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Principal estância hidromineral de Minas, Caxambu, a 360 km da capital mineira, é uma cidade do Circuito das Águas conhecida por suas águas termais e pelos diversos spas que oferecem banhos terapêuticos e massagens. 

Ou seja, lugar perfeito para uma relaxante viagem a dois. 

Parque das Águas é um dos destaques, onde os apaixonados podem fazer passeios em meio à natureza, desfrutar de tratamentos de relaxamento e bem-estar, entre outras atividades aconchegantes.

Outro passeio que você não pode perder é a subida do teleférico que leva ao Morro de Caxambu: do alto, você terá uma vista panorâmica da região, ideal para contemplar a paisagem e tirar fotos inesquecíveis. 

A cidade ainda oferece passeios de Maria Fumaça, visitas aos mirantes e outras atrações irresistíveis, e a melhor época para curtir tudo isso é entre os meses de abril e setembro.

Diamantina

A histórica Diamantina, a 290 km de Belo Horizonte, é um destino já consagrado no mapa mineiro por sua rica história e suas belas cachoeiras. 

A cidade, famosa como berço de figuras como Juscelino Kubitschek e Chica da Silva, é um destino do Vale do Jequitinhonha conhecido por seu casario antigo que colore as ruas do centro histórico, datado do início do século XVIII. 

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina convida a momentos especiais com sua pegada nostálgica e acolhedora, com atrações como o Passadiço da Casa da Glória, o Mercado dos Tropeiros e a Casa de Juscelino, transformada em museu. 

Um roteiro pela cidade também deve incluir igrejas coloniais, como a de Nossa Senhora do Carmo e a de São Francisco de Assis, bem como a apaixonante vizinha Vila do Biribiri, com seus restaurantes e suas cascatas. 

Aliás, depois de conhecer o rico patrimônio histórico diamantinense, vale a pena explorar os arredores da cidade, onde encontrará belíssimas cachoeiras, trilhas e cenários rústicos perfeitos para suas fotos de viagem. Por isso, a melhor época para visitar é durante os meses secos, de maio a setembro!

Gonçalves

Situada no alto da Serra da MantiqueiraGonçalves é um destino recomendado para casais que gostam de natureza, frio e momentos aconchegantes em frente à lareira. 

A cidade fica a 460 km de Belo Horizonte e a apenas 50 km da igualmente romântica Campos do Jordão (SP), o que já deixa uma pista do que os visitantes encontram por lá.

A região é conhecida por suas baixas temperaturas, paisagens repletas de pinheiros e araucárias, pousadas rústicas e restaurantes que servem a deliciosa gastronomia mineira.

Há também muitas opções de atividades ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e poços de banho para casais que gostam de aventuras. Depois, você pode recarregar a energia em uma das lojinhas de queijos, cachaças e doces caseiros espalhadas pela cidade.

As temperaturas são amenas o ano inteiro em Gonçalves, mas despencam ainda mais no inverno, que coincide com a alta temporada na região. Para evitar os preços mais salgados, programe sua viagem para os meses de maio ou junho.

Lavras Novas

O que torna Lavras Novas um lugar especial para os casais é a combinação de paisagens montanhosas deslumbrantes, pousadas aconchegantes e uma gastronomia deliciosa. À noite, o ambiente convida a jantares à luz de velas com um bom vinho.

A vila, a menos de 20 km de Ouro Preto e pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, é pequena e pacata, com muitas casas antigas e vistas paradisíacas onde quer que se olhe. Afinal, estamos falando de um destino no coração da Serra do Espinhaço

O resultado é um destino ideal para quem gosta da simplicidade e beleza da vida no interior.

Até os casais mais apaixonados por adrenalina encontram um paraíso em Lavras Novas, com oportunidades para trilhasrapel e passeios de quadriciclo que levam a mirantes e cachoeiras escondidas.

A melhor época para visitar a vila vai depender das suas preferências: caso você queira curtir as cachoeiras, a primavera e o verão são mais indicados; se você prefere sentir frio e passar momentos aconchegantes em frente à lareira, dê preferência ao outono e inverno.

Monte Verde

Combinando frio intenso, arquitetura alpina e paisagens montanhosas, Monte Verde é um charmoso vilarejo localizado na Serra da Mantiqueira que encanta casais de todo o Brasil com seu inegável potencial romântico. 

Com temperaturas que podem chegar a ficar negativas no inverno, o destino é perfeito para desfrutar de um rodízio de fondue acompanhado de um bom vinho: não é à toa que a região ganhou o apelido de “Suíça Mineira”.

A arquitetura local lembra cidades como Campos do Jordão e Gramado, enquanto a gastronomia mescla influências austro-húngaras, alemãs e mineiras. Um passeio imperdível em Monte Verde, inclusive, é a visita guiada da cervejaria Fritz, que inclui degustação.

Durante o dia, nada melhor que percorrer trilhas e apreciar as lindas paisagens, enquanto à noite, o clima aconchegante das lareiras convida para um jantar romântico.

O inverno é a alta temporada na vila, assim como a estação mais gelada. Contudo, você poderá desfrutar de baixas temperaturas durante a maior parte do ano por lá!

Ouro Preto

Ouro Preto é um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais de casal, e merece entrar nos seus planos de viagem.

A cidade histórica encanta visitantes do mundo inteiro com sua rica história e seu charme barroco, tudo isso a apenas 100 km de Belo Horizonte e pertinho de outros destinos românticos, como Lavras Novas e Mariana.

Suas ladeiras remontam aos tempos coloniais e guardam tesouros do passado, como igrejas, monumentos e praças suntuosas, mas o destino não parou no tempo. Hoje, Ouro Preto é uma cidade universitária, com vida noturna animada, muitos bistrôs e restaurantes incríveis.

As experiências culturais são complementadas por visitas a importantes pontos históricos relacionados à Inconfidência Mineira, como o Museu da Inconfidência e a Igreja de São Francisco de Assis.

Há muitas pousadas românticas e hotéis situados em casarões históricos, que oferecem todo o conforto em um ambiente repleto de história. E, melhor ainda, você pode visitá-la em qualquer época do ano, sempre com a garantia de momentos inesquecíveis pela frente!

Passa Quatro

Passa Quatro
Flickr / CC BY 2.0

No extremo Sul de Minas, a quase 500 km de BH, a cidade de Passa Quatro é um destino da Serra da Mantiqueira famoso pelo frio intenso, que dura praticamente todo o ano.

Os casais vão encontrar belas paisagens e uma arquitetura colonial preservada, com muitas construções que datam do final do século XIX.

Um dos principais atrativos é o passeio de Maria Fumaça, que parte da Estação Central e segue até a Estação Coronel Fulgêncio, percorrendo túneis, pontes e vistas deslumbrantes, tudo em meio ao charme do Caminho Velho da Estrada Real.

A culinária também é uma atração à parte, com opções que incluem pratos típicos de Minas com um toque caipira. 

outono e inverno são estações muito aconchegantes em Passa Quatro, mas a primavera também tem seu charme, com as paisagens em plena flor.

Poços de Caldas

Outro destino romântico do Sul do estado é Poços de Caldas, a 450 km de BH, quase na divisa com São Paulo. 

A cidade, que está localizada em uma região de origem vulcânica, é conhecida por suas águas termais sulfurosas, utilizadas em tratamentos de saúde, bem-estar e relaxamento em lugares como as Thermas Antônio Carlos, no centro.

Você também vai encontrar um charme nostálgico em elegantes construções históricas, como o Palace Cassino, do começo do século XX, e a bela Praça Pedro Sanches, que convida casais a passeios tranquilos.

Serra de São Domingos é uma das principais atrações, onde é possível fazer passeios de teleférico até a estátua do Cristo Redentor, bem como oferece trilhas e atividades de aventura, como rapel e voos de asa-delta e paraglider.

A cidade de Poços de Caldas é um destino formidável em qualquer época do ano, especialmente entre o outono e o inverno, quando o clima é mais aconchegante.

São Lourenço

São Lourenço, a maior cidade do Circuito das Águas, é um refúgio romântico muito procurado por casais por sua atmosfera tranquila, perfeita para momentos a dois.

As opções de lazer são diversas: o Parque das Águas, com suas fontes de água mineral e balneário, oferece banhos relaxantes e massagens, enquanto o Trem das Águas encanta com uma saborosa degustação de queijos e vinhos no percurso até Soledade de Minas.

É possível viver experiências ainda mais diferentes, como os passeios de balão, que revelam toda a beleza da Serra da Mantiqueira a partir do alto. Os voos acontecem principalmente às sextas, sábados e domingos.

As atrações de São Lourenço estão ao seu alcance em qualquer época do ano, mas podem ser ainda mais especiais nos meses mais frios, de maio a agosto.

São Thomé das Letras

A lista de lugares para viajar em Minas Gerais de casal não estaria completa sem São Thomé das Letras, a meca do misticismo e esoterismo no estado, a 300 km de Belo Horizonte.

Essa pequena cidade com pouco mais de 7.000 habitantes é conhecida por suas lendas, seus cristais e a atmosfera mágica que permeia a região, onde são comuns as lendas sobre duendes, gnomos, alienígenas e outros seres fantásticos. 

Esse cenário misterioso é pano de fundo para atividades perfeitas para casais, incluindo trilhas para cachoeiras deslumbrantes, como a Cachoeira do Flávio e a Cachoeira da Lua. E como ignorar o charme bucólico do paradisíaco Vale das Borboletas?

Ademais, São Thomé das Letras também oferece muitas grutas, noites de céu estrelado, mirantes e até um charmoso complexo histórico arquitetônico bem no centro da cidade.

Você poderá visitar a cidade em qualquer época do ano, mas pode ser prudente evitar datas de maior movimento, como o Réveillon e a Festa de Agosto, quando a população da cidade pode crescer para quase 20 mil pessoas e afetar a oferta de serviços.

Serra do Cipó

Se você quer uma escapada romântica pertinho de BH, considere uma visita à Serra do Cipó, a 100 km da capital mineira. A região, cujo coração é a cidade de Santana do Riacho, é um paraíso para quem gosta de cachoeiras, trilhas e contato com a natureza.

Na Serra do Cipó, não faltam pousadas charmosas, muitas delas com uma óbvia pegada ambiental, em meio ao sobe e desce do relevo. Você vai encontrar desde opções de hospedagem mais simples e rústicas a complexos de luxo e exclusividade.

Não deixe de conhecer algumas das cachoeiras da região, como a GrandeVéu da Noiva, da Caverna e da Farofa de Cima

Se o casal tiver ânimo para aventuras, nada melhor que fazer a travessia do Tabuleiro, que conecta Lapinha da Serra a Conceição do Mato Dentro e leva à terceira maior cachoeira do país.

Com tantos rios e quedas d’água para curtir, o ideal é evitar a visita no período chuvoso, quando as trilhas e os banhos se tornam mais arriscados. Se possível, marque sua viagem à Serra do Cipó entre abril e setembro.

Tiradentes

Tiradentes, situada a menos de 200 km de Belo Horizonte, é um destino indicado para os apaixonados que desejam unir história e requinte, sem abrir mão do irresistível jeitinho mineiro. 

A cidade colonial tem ruas de pedra e fama de principal destino gastronômico de Minas Gerais: o Festival de Cultura e Gastronomia, que acontece todos os anos, atrai milhares de visitantes do mundo inteiro em busca dos sabores locais.

Com todo esse potencial turístico, a pequena cidade de 7.000 habitantes conta com uma surpreendente rede hoteleira, com muitos hotéis e pousadas românticas em todas as faixas de preço. 

Aproveite a visita para fazer um passeio pelas ruas históricas ou desfrutar a companhia da pessoa amada em um jantar à luz de velas em um dos bistrôs locais.

Há quem prefira, contudo, montar um roteiro pelos arredores da cidade, como as cachoeiras e os mirantes da Serra de São José, ou até mesmo o divertido passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei

Vale lembrar que Tiradentes costuma registrar temperaturas baixas em praticamente qualquer mês do ano, mas o clima fica especialmente aconchegante durante o outono e o inverno.

FONTE VAI DE PROMO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp