Na manhã de sábado, dia 26, os bombeiros de São João del-Rei foram acionados para capturar uma cobra de grande porte no bairro Araçá. A serpente, uma jibóia de cerca de dois metros, foi encontrada na estrutura de madeira do telhado de uma residência.
De acordo com o Sargento Ávila, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “a cobra estava enrolada no caibro de madeira que sustenta o telhado. Trata-se de um animal atípico para a nossa região, suspeitamos até mesmo que fosse doméstica, mas nenhum possível proprietário foi localizado.”
A cobra foi retirada do local e, por se tratar de uma espécie que não é endêmica da região, foi encaminhada para o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia – IFET – de Barbacena, onde ficou sob cuidados de biólogos. Os bombeiros alertam que, caso este tipo de animal apareça em área urbana, não é recomendada qualquer tentativa de captura por meios próprios. “O procedimento ideal é que seja feito contato com o Corpo de Bombeiros para a captura com equipamentos e técnicas adequadas”, conclui Ávila.