A principal pergunta que movimenta os meios políticos é sobre os futuros secretários. Já pipocam as especulações em torno do novo secretariado do futuro prefeito eleito de Conselheiro Lafaiete (MG), Leandro Chagas (PRD) na segunda-feira (28) completou 31 anos em plena efervescência que antecede a formação de sua equipe, os constantes contatos e as intensas interlocuções.
Segundo fontes consultadas por nossa reportagem ao longo da semana, o critério para a escolha dos novos membros foi técnico atendendo as diversas áreas. O quadro do secretariado foi de livre opção do futuro gestor. Os nomes especulados ainda dependem de confirmação podendo haver alterações até 1º janeiro, mas muitos são citados como nomeações certas.
Na pasta mais espinhosa do governo, o comando da saúde pode estar às mãs do médico reumatologia, Carlos Alexandre de Souza Bomtempo. O jovem Alex Gomes pode assumir a pasta.
Cláudio Castro deve ser mantido na secretaria de fazenda e o atual secretário de desenvolvimento econômico, o eclético e sempre solítico, Rafael Lana, deve ir para a secretaria de governo onde estará ligado diretamente ao prefeito eleito, Leandro Chagas.
O comando de algumas pastas deve ser definido nos próximos dias, mas podem ocorrer surpresas.
Câmara
Com 8 dos 13 vereadores eleitos na base do futuro governo, o nome mais provável para assumir o comando do Legislativo é do vereador Erivelton Jayme (PRD) cuja votação foi a maior da história de Lafaiete, chegando a marca de 3.543. Ele deve ser um grande interlocutor entre os dois poderes.
Segue lista dos possíves secretários:
- Procuradora: Andreia Chagas
- Chefia de Gabinete: Bruno Aleixo
- Obras: Guilherme Albuquerque
- Secretaria de Governo: Rafael Lana
- Saúde: Carlos Bontempo
- Defesa Social: Fábio José da Silva
- Cultura: Alex Gomes
- Planejamento: João Paulo Passos
- Fazenda: Cláudio Castro Sá