Empresa registrou um Boletim de Ocorrência contra o cliente
Após ter a casa alagada por um refluxo de esgoto, Rogério Henrique Silva, de 40 anos, morador do município mineiro de Vazante, decidiu protestar contra a empresa responsável pelo saneamento, nesta semana. Ele foi até a sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) da cidade e jogou a água suja no local.
O homem registrou o momento, ocorrido na segunda-feira (28), e publicou o vídeo nas redes sociais. “Você não pôde ir na minha casa para avaliar os móveis que eu perdi, [então] a situação está aqui para você avaliar. Agora, você pode avaliar à vontade”, diz na gravação após despejar o líquido escuro no chão da empresa.
Em nota ao G1, a Copasa lamentou o caso e informou que registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar contra o cliente. Ainda conforme o comunicado, o refluxo na residência do morador teria sido provocado por um uso indevido da rede de esgoto.
Em entrevista ao portal, Rogério Henrique Silva disse que não se arrependeu da manifestação.
“Na noite de domingo (27) para segunda fui surpreendido por um refluxo da rede de esgoto que invadiu a minha casa e destruiu diversos móveis, inclusive o quarto da minha bebê, de 1 ano. Logo, entrei em contato com a Copasa, que me disse que um representante viria até a minha casa para analisar a situação e constatar os danos. Contudo, a resposta que recebi foi de que por algum motivo ele não viria e que o que eu deveria fazer era tirar uma foto da casa e procurar os meus direitos”, desabafou ao G1.
A forma como foi tratado pela empresa perante o problema foi o que mais deixou o cliente chateado. “Eles poderiam ter optado por um acordo de boa-fé, que me pouparia de toda essa situação. Bastava ele vir aqui em casa, analisar os danos e me ressarcir. Não precisava que eu fosse até a Justiça, mas não sei o que de tão importante que ele tem para fazer que não pode vir”, detalhou.
“Sei que muita gente não vai concordar com o que fiz, mas muitos vazantinos estão passando pela mesma situação. Depois do vídeo ser compartilhado nas redes sociais, muita gente veio me procurar e contar que estão passando pela mesma situação. Até hoje a Copasa não me deu nenhum retorno, minha casa ainda tem mau cheiro e eu perdi os móveis da minha filha”, destacou.
Veja íntegra de nota da Copasa
“A Copasa lamenta o ato de vandalismo ocorrido na segunda-feira (28/10), na agência de atendimento ao público da Companhia do município de Vazante, na região Noroeste de Minas, e esclarece que um Boletim de Ocorrência foi registrado junto à Polícia Militar contra o morador que cometeu tal ação.
É importante informar que houve um refluxo do esgoto na residência do cliente, causado pelo mau uso da rede, ou seja, quando moradores canalizam a água da chuva para os canos de esgoto, o que sobrecarrega a estrutura, ou quando são jogados lixos nos vasos sanitários, ou ocorre descarte de comida, óleo e outros tipos de gorduras nos ralos das pias.
Assim que acionada, uma equipe foi à residência do cliente e solucionou a ocorrência. Cabe esclarecer que o cliente optou por não aguardar a visita de outra equipe da Copasa para fazer vistorias e avaliar os danos no imóvel.
Em uma atitude que a Companhia considera reprovável, vandalizou a agência de atendimento, desrespeitando não só os profissionais que lá atuam, mas aos cerca de 50 clientes que procuram diariamente a unidade para obterem serviços.”
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE