É a primeira vez em todas as edições do evento pela região que expositores adquirem um ano antes todos os espaços de exposição e comercialização de produtos e serviços disponíveis para a edição seguinte.
Um público formado pela população e diversos representantes do meio empresarial, interessados em conhecer a Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem lotado o espaço do Parque de Exposições Tancredo Neves destinado ao evento. Nos três primeiros dias, já passaram pela 1ª SDE de Conselheiro Lafaiete 4.098 pessoas, sendo que o maior número de visitantes é aguardado para esta sexta-feira (01/11), quando se encerra o evento. Mas o que mais surpreendeu positivamente os organizadores foi a comercialização de todos os estandes disponíveis até o momento para a segunda edição, que ocorrerá em 2025 ainda, nessa quinta-feira, terceiro dia. Tal fato é inédito em todas as edições realizadas nas cidades de Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Nova Lima e agora Conselheiro Lafaiete.
A primeira boa notícia aconteceu durante o pré-lançamento da 1ª SDE de Conselheiro Lafaiete, quando os 87 estandes disponíveis só não haviam sido vendidos durante o pré-lançamento do evento, porque cada empresário e empreendedor presente decidiu adquirir somente um espaço de exposição de produtos ou serviços, com objetivo de dar oportunidade para outros que não puderam comparecer naquela oportunidade. Mas rapidamente esta cota se esgotou.
Ocupam a feira de negócios da 1ª SDE de Conselheiro Lafaiete desde o MEI, passando por comerciantes dos diversos segmentos até prestadores de serviços, como os especializados na locação de máquinas que estão expostas na entrada do Parque de Exposições, juntamente com uma locomotiva.
Na quinta-feira, as buzinas que anunciam a venda dos estandes para o ano que vem pararam de tocar, em virtude do esgotamento dos 150 estandes colocados à disposição do meio empresarial lafaietense. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete, Rafael Lana, mostrou-se muito feliz e admitiu que previa um movimento rápido dos empresários e empreendedores locais, como o ocorrido.
“No pré-lançamento deste ano, já tínhamos uma sinalização de que o empresariado e as entidades de Lafaiete estavam abraçando o evento, empolgados, querendo estar aqui dentro, fazendo acontecer, mostrando que a cidade realmente vive do comércio e a da prestação de serviço. Nosso empresariado é realmente diferenciado. Está aqui o mapa que não nos deixa mentir [aponta para a planta da 2ª SDE de Conselheiro Lafaiete exposta no Parque de Exposições]. Durante a abertura do evento deste ano, na última terça-feira, começamos a venda para o ano que vem. E qual que não foi a nossa grata surpresa de ver isso aqui, ó: esse mapa desse jeito. Tenta achar um estande disponível aqui, meu amigo?”, brinca o secretário com o repórter.
Os organizadores estudam a ampliação da planta da SDE para o ano que vem. “Já estamos fazendo cadastro de todos os interessados em ainda fazer parte da SDE 2025. Eles devem procurar a ADESIAP MINAS/Unidade Conselheiro Lafaiete, porque vamos dar um jeito e acomodar todo mundo que queira participar”, garante Rafael Lana.
A 1ª SDE, que tem atividades programadas para até às 23h desta sexta-feira, é realizada pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e gerida pela ADESIAP MINAS. Apoiam o evento diversas instituições, como a CDL Conselheiro Lafaiete; Mulheres que Constroem o Varejo; ACIAS – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete; Sindicomércio; Rádio Estrada 102,5 FM; FDC; SEBRAE, DONATO – Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável, UNIPAC, INVEST MINAS, BDMG, CODEMGE e o Governo de Minas.
Confira a programação do dia de encerramento do evento em: https://www.semanadedesenvolvimento.com.br/lafaiete/