Foi dada a largada para as eleições 2026. Os desdobramentos, análises, reflexões e conjecturas seguem a todo vapor no ambiente político ainda embalado pelos resultados recentes das eleições em Conselheiro Lafaiete (MG). Há mais de 45 anos sem um deputado federal e 4 anos sem representante na Assembleia de Minas, diversos nomes já despontam possíveis pré-candidatos a deputado tanto estadual como federal em Lafaiete (MG), mas duas figuras emergentes eclodiram nas eleições de 6 de outubro e já pavimentam o caminho para chegar ao maior posto do legislativo estadual.
Eles tiveram votações estupendas, até então imbatíveis, capazes de alavancar suas candidaturas. Os dois nutrem o mesmo sonho em comum de chegar a uma das 77 cadeiras da Assembleia de Minas Gerais.
Erivelton Jaym (PRD) chegou a marca histórica, ainda não superada, de 3.543 votos, o que 5,32%. Já a Vereadora Damires Rinarlly (PV) chegou a 3.406 com 5,11%. As duas votações chegaram a 10,43% dos votos válidos, acima de 5 dos 8 candidatos a Prefeito Lafaiete: Zilda Helena, com 5.022 votos, André Menezes (PSDB), com 4.215 votos, o atual Vice-Prefeito, Marco Antônio (Republicanos) com 3.651 votos, Neuza Mapa (Avante) com 993, e Marcos de Paula (PMB) com 418 votos. A expressiva votação catapulta voos mais altos na hierarquia, algo natural na carreira na política.
Os dois
Erivelton deve assumir na Câmara um papel de principal interlocutor do futuro prefeito eleito, Leandro Chagas, tanto pela votação como pela amizade pessoal. Pela articulação, ele caminha para assumir pela primeira vez o comando do Legislativo. A nossa reportagem, ele negou sua candidatura a deputado. “Sou fiel ao grupo”, resumiu, em meio ao largo sorriso, citando que a população pede candidatos humildes e com pés no chão. “Quem sabe? Estamos estudando mas se for da vontade de Deus nós estamos preparados”.
Já Vereador Damires Rinarlly já faz investidas com visitas a diversas cidades já possivelmente articulando sua candidatura a deputada estadual inclusive tem bom trânsito com a executiva estadual. O Presidente do PV e Minas, Osvander Valadão, recentemente destacou a votação da Damires.
Pelas movimentações, a parlamentar municipal deve fazer uma dobradinha com estadual Lohanna (PV) que tentará uma vaga ao Congresso Nacional em 2026. As duas são amigas íntimas e vão apostar na dobradinha.
“Não necessariamente está oficializada, pois ainda temos muito tempo a frente e muita coisa pode acontecer. Na campanha os eleitores me cobraram para que eu pudesse ser uma opção como candidata a deputada estadual. Mas tudo depende de muitas coisas, do partido para abrigar minha candidatura e do apoio incondicional da população para colocar a meu nome a disposição”, sintetizou.
Lafaiete já tem ao menos 14 nomes na disputa
Lafaiete e cidades da região devem ter um número recorde de candidatos. Em Lafaiete, são aos menos 12 possíveis, sem contar com Erivelton e Damires. Caso não asssuma uma cadeira no congresso, Glaycon Franco deve ir para a disputa estadual porém em outra agremiação. O atual prefeito, Mário Marcus, o vice-prefeito, Marco Antônio, o ex-prefeito, Júlio Barros, Neuza Mapa, Giuseppe Laporte, André Menezes, Zilda Helena, Manoel Vespúcio, Marcos D’Paula, Darci Tavares e Elisa Lopes.
O ex-prefeito de Congonhas, Zelinho, e o candidato a prefeito de Congonhas, Christian Souza, também cogitam investidas em 2026. O Prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, também é outro pré-candidato. Outros nomes devem surgir na região.