A Defesa Civil de Congonhas e o Grupamento Tático estão em alerta desde o início do período de chuvas. Para este fim de semana, há um alerta da Defesa Civil de Minas Gerais para um volume de chuvas que pode variar de 60 a 100 mm para os próximos 3 dias na região central do estado, sendo que a região do Alto Paraopeba poderá receber este volume em aproximadamente 36 horas a partir da tarde desta sexta-feira (08).
A população não precisa ficar alarmada, mas atenta. A equipe da Defesa Civil e do Grupamento Tático colocou em prática os protocolos do Plano Municipal de Contingência para as chuvas, que aciona os vários setores públicos e empresas locais em caso de alguma ocorrência mais grave relacionada ao período.
A Prefeitura de Congonhas celebrou convênio com a Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ para monitoramento da calha dos rios que cortam a cidade. Os equipamentos estão sendo implantados desde o início desta semana e vai auxiliar as autoridades com antecedência em caso de alguma cheia que possa causar enchentes, por exemplo. Com isso, haverá prazo para planejar melhor as ações e auxiliar as pessoas nas áreas que podem ser atingidas.
A Defesa Civil também está elaborando o Plano Municipal de Redução de Riscos, que vem sendo construído com as autoridades e a sociedade. Vários encontros foram realizados e outros serão agendados para os próximos dias.
Fique atento:
Em caso de chuvas constantes, verifique se há trincas nas paredes de sua residência, observe se a vegetação se inclinou nos taludes próximos, mantenha bueiros sempre limpos e evite que lixo possa fechá-los. Outras observações e informações, ligue para a Defesa Civil de Congonhas: 199, 3732-0789 ou 98476-5045. Você também pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Policia Militar (190).