×

CLIMA TENSO: coligação pede cassação do registro de 4 candidaturas e cita abuso de poder político do prefeito de Rio Espera

O clima anda tenso em Rio Espera (MG). Ainda esta semana, a Justiça Eleitoral acatou pedido do Ministério Público sobre possíveis irregularidades nas eleições na suposta compra de votos pela chapa eleita.

Por outro lado, a Coligação vitoriosa em 6 de outubro, “Nós podemos mudar o futuro de Rio Espera”, composta pelos Partidos MDB, Republicanos e Progressistas, apresentou a Justiça um pedido de abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para apurar suposto abuso de poder político, quando 4 candidatos vereadores usaram carro da prefeitura para deslocaeam até a agência do Banco do Brasil, em Lafaiete, para abertura de contas de campanha. O Prefeito Juliano Motorista (PL) está também envolvido na Ação.

Fato em questão ocorreu no dia 15 de agosto quando foi registrado um Boletim de Ocorrência n° 2024-036609982-001. Os 4 candidatos foram surpreendidos ao utilizaram de bem público em proveito particular. A coligação pede a cassação do registro das 4 candidaturas, pagamento de multa e remessa de peças dos autos ao Ministério Público para apuração de eventual crime eleitoral e improbidade administrativa.

Caso a ação seja julgada procedente pode haver mudanças no quadro dos vereadores para a legislatura de 2025/2028 já que a chapa elegeu 2 representantes. O prefeito Juliano pode ser condenado por abuso de poder político e consequente inelegibilidade. Ação tramita na Comarca de Alto Rio Doce.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp