O futuro Procurador Geral de Justiça, nomeado oficialmente hoje (22), pelo Governador Romeu Zema (NOVO), Paulo de Tarso Morais Filho usou as redes sociais para agradecer a estupenda votação, mostrando a força de sua liderança entre seus colegas por reconhecimento de seus atributos profissionais prestados há mais de 30 anos no Ministério Público e 4 anos ocupando o cargo de chefia de gabinete do Procurador Geral, Jarbas Soares, que afirmou nas redes sociais que a escolha foi a mais “acertada para Minas Gerais e para a independência do órgão”. A vitória foi comemorada não somente pelos 659 votos dos colegas, um apenas atrás do candidato Carlos André, mas em Minas como na mídia nacional, valorizando a conquista pessoal do eleito e de seu grupo e também amplamente saudada por toda a classe de procuradores e de outros poderes.
A eleição revela a renovação dos quadros do MPMG, as forças das bases e adesão de promotores às propostas do candidato Paulo de Tarso de forma espontânea, emancipadora e agregadora. “Não carrega medo quem tem a justiça no coração”, disse Tarso, se referindo a campanha como uma analogia ao texto bíblico da luta entre Davi e Golias. “Essa vitória foi mais do que um feito físico; foi uma prova de que coragem, estratégia e autoconfiança podem superar até os desafios mais avassaladores. David, o improvável herói, mostrou que não é o tamanho do obstáculo que importa, mas a forma como reagimos a ele. A história é um símbolo eterno de que, mesmo diante dos maiores “gigantes”, a inteligência, a determinação e a coragem podem triunfar”, disse a nossa reportagem.
Paulo de Tarso, mais conhecido como “Paulinho”, vai ser empossado nos próximos dias no cargo. Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho, aos 57 anos, ingressou no Ministério Público em 1995, tendo uma carreira de quase 30 anos dedicada ao órgão. Atualmente, é promotor de Justiça de Defesa do Consumidor em Belo Horizonte. “A nomeação de Paulo de Tarso é um marco histórico para o MPMG pois, pela primeira vez, um promotor de Justiça assume diretamente o cargo de procurador-geral de Justiça em Minas Gerais”, disse o Governo de Minas.
A mensagem
“É com imensa gratidão que compartilho a honra de ter sido nomeado pelo Governador Romeu Zema como Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais. Essa nomeação simboliza um marco para o Ministério Público Mineiro e reafirma nosso compromisso com os valores que nos unem como instituição.
Receber 659 votos na construção da lista tríplice foi uma demonstração de confiança e união que muito me orgulha. Cada voto representa um gesto de apoio e o desejo coletivo de um Ministério Público mais forte, moderno e conectado às demandas de seus membros e da sociedade mineira.
Agradeço ao Governador Romeu Zema (Novol pela confiança, que reforça minha responsabilidade de liderar com diálogo, transparência e independência. Reafirmo meu compromisso de trabalhar com respeito e dedicação, buscando avanços que valorizem cada membro e fortaleçam nossa atuação. Conto com o apoio e a parceria de todos para construirmos juntos um Ministério Público cada vez mais próximo da sociedade e eficiente no cumprimento de sua missão. Com respeito e gratidão”.