Eram por volta das 21:30 horas deste sábado (30), quando um temporal atingiu Lafaiete (MG) inundando ruas, alagando casas e deixando famílias desalojadas. Mas uma mulher passou por um drama e um terror em particular quando ela dirigia seu carro pela Rua Políbo Augusto de Resende, no Bairro Progresso, perto de uma quadra. Ela estava com sua filha, de 3 anos, e sua irmã, quando o veículo ficou submerso. “Eu pedi socorro aos populares que ajudaram a deixar o carro. Fomos salvos, Graças a Deus. Gratidão”, contou a mulher a nossa reportagem, que preferiu o anonimato.
Ela relatou que quando os bombeiros chegaram para prestar socorro a água já tinha baixado. Segundo ela, a Defesa civil também não atendeu a sua chamada. A mulher relatou que a água chegou no assento do banco e sua filha ficou protegida porque a colocou no tampo do bagageiro alto. “Quem merece reconhecimento são os moradores próximos ao ocorrido que nos ajudaram a sair do carro e nos acolheram em suas casas”, disse.
“Ficar presa em uma enchente é uma experiência aterrorizante. A força da água é realmente traiçoeira e implacável. Em questão de instantes, o carro parou na água, apagou completamente e começou a alagar. Em apenas 24 minutos desde a ligação para os bombeiros, a água subiu do piso até o nível dos assentos.
Para proteger minha filha, coloquei-a no tampo do bagageiro, que era o local mais alto e seco. Foi uma situação horrível e desesperadora, ainda mais porque nenhuma de nós sabe nadar. Quando percebi que a água subia rapidamente e não havia sinal dos bombeiros — apesar de o sargento na ligação dizer que o carro estava perto de um viaduto (algo inexistente nas proximidades) —, o desespero tomou conta.
Abri o vidro e comecei a gritar por socorro. Felizmente, um morador corajoso entrou na água e resgatou minha filha em segurança. Pouco depois, uma família generosa nos acolheu. Eles nos ofereceram roupas secas, água e palavras de conforto que trouxeram calma em meio ao caos.
Minha gratidão a esses moradores é eterna. Eles não apenas protegeram minha filha, mas também salvaram minha família em um momento de total desespero. Sou imensamente agradecida por sua coragem e solidariedade”, agradeceu a mulher.