Foi realizado no dia 09/12/2024, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, uma Audiência Pública, atendendo ao Requerimento de autoria do Vereador Pedro Américo (PT), para tratar sobre “OS DESAFIOS DA CRISE CLIMÁTICA NO MUNICÍPIO: VULNERABILIDADES, AÇÕES E PROGRAMAS DE ENFRENTAMENTO”.
Um tema extremamente importante e que tem afetado diariamente a população lafaietense. É sabido que este problema vem afetando o mundo inteiro, porém devemos pensar no que fazer no âmbito municipal quando falamos em crise climática. Os efeitos estão dentro de nossas casas, no dia a dia de nossas famílias, e as indicações científicas é a situação irá piorar. Precisamos de políticas públicas para proteger a população das consequências das mudanças climáticas. Lafaiete precisa se adaptar para minimizar esse impacto.
Por exemplo, foi lembrado na audiência que no ano passado estudantes passando mal e houve até suspensão de aulas devido ao calor excessivo. Tivemos um cenário atípico e extremo com relação aos casos de dengue, que já foi comprovada a interligação com as altas temperaturas. Sobrecarga dos serviços em saúde, por problemas respiratórios devido à seca prolongada. Como garantir o abastecimento de água para população, para que não tenha racionamento nem falta d’água? Como está sendo realizado o planejamento para mitigar os efeitos das mudanças climáticas?

Várias autoridades, entidades e pessoas presentes a audiência fizeram uso da palavra, falaram sobre o trabalho que vem realizando, vulnerabilidades encontradas e apresentaram propostas de ações emergenciais e de médio/longo prazo. Está audiência pública foi o marco inicial de uma ação coordenada e constante que será realizada a várias mãos.
ALGUNS ENCAMINHAMENTOS DA AUDIÊNCIA: a criação de um grupo de trabalho para elaborar um Plano Municipal de Adaptação e Mitigação das Consequências das Mudanças Climáticas; Articulação com outros municípios para ações conjuntas na região; Criação de uma Brigada Municipal; Ampliação Projetos de Educação Ambiental, Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, Trilha Ecológica, dentre outros.



Diversos órgãos/entidades foram convidados e foi feito um agradecimento público aos que aceitaram o convite, estando presentes: Andrea Lopes de Freitas, presidente do CODEMA, 1º Tenente Daniel Luiz Rodrigues Guimarães – Comandante da 2ª Companhia Operacional do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, Paula Thamires Melilo Gerente do Departamento de Meio Ambiente, Carlos Lana – Presidente Sindicato dos Produtores Rurais, Alexandre Roberto Silva – Gerente Distrital da COPASA, diversos representantes de entidades e grupos ambientais como COLMEIA, Movimento das Águas, ARPA e demais participantes. Agradecemos também a presença da Vereadora Damires.
Esta audiência foi muito importante para toda comunidade, que pode debater e pensar sobre esse tema de extrema importância.