×

Natal para todos: Congonhas recebe festival cultural com foco na acessibilidade e inclusão social

Festival acontece nos dias 20 e 21 de dezembro, com programação cultural 100% gratuita.

Dois dias em que a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência serão o centro das atenções na cidade de Congonhas/MG. Esta é a proposta do Festival Natal para Todos, que ocorre nos dias 20 e 21 de dezembro, com programação 100% gratuita e medidas de acessibilidade em todas as suas atividades culturais previstas. O cenário desse festival é um cartão postal de Minas Gerais: abertura sexta-feira (20), no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, patrimônio mundial da humanidade tombado pela Unesco, e segundo dia do festival sábado (21) no Centro Cultural da Romaria, histórico equipamento cultural de Minas Gerais, logo ao lado do Santuário.

“Mais que um festival com ações de acessibilidade, queremos provocar nas pessoas uma reflexão sobre o tema e mostrar a importância de cidades mais inclusivas. Traremos artistas com deficiência para se apresentar no palco, promoveremos oficinas sensoriais para estimular a capacidade sensitiva de crianças e adultos, teremos no dia 21 um Centro de Referência para pessoas com deficiência com diversos serviços e informações. E tudo isto, sem esquecer que o festival é para todos mesmo: crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas típicas, atípicas, com alguma deficiência ou não”, explica Fred Torres, diretor da Cultura Criativa, organizadora do festival.

A abertura do festival acontece na sexta-feira (20), a partir das 20h, numa noite onde a música erudita e a instrumental serão o centro das atenções, com apresentação de Vesperata de Natal com a Corporação Musical Bom Jesus e da Orquestra Minas Barroca, tocando clássicos natalinos e barrocos.

No sábado, serão sete horas de programação, com feira de produtores locais, teatros e oficinas infantis, contação de histórias, coral e apresentações musicais populares. Destaque para a contação de histórias do pequeno prodígio Samuel Vitor, garoto autista de oito anos com três livros de histórias publicados e mais de dez escritos, e que já há algum tempo faz palestras e apresentações em escolas de BH e região conscientizando as pessoas sobre o autismo e a importância da inclusão e do respeito. Outra atração cercada de expectativas é a apresentação do dueto pai e filho de Gabriel e Rafael Cheib. Gabriel Cheib é um adolescente de 14 anos, com síndrome de down e que desde criança se apresenta com o pai, tanto em duetos quanto em uma banda fundada por eles onde Gabriel é o vocalista. O garoto tem hoje mais de 130 mil seguidores no Instagram e seu sonho é participar do The Voice Brasil.

Mais que apresentar um novo talento de pessoa com deficiência, o olhar dessas histórias do Festival trata de legitimar a verdade do ser, perceber desejos e junto deles, garimpar dons. E com o objetivo de ampliar olhares é que o Festival Natal para Todos vem com uma grande novidade que promete atrair muita curiosidade e fascínio: o Espaço Sensorial, que funcionará no dia 21 de dezembro, de 17h às 20h, sempre durante as apresentações musicais, onde as pessoas entrarão numa tenda fechada e ali, experimentarão a música que estará sendo tocada no palco, traduzida para os outros sentidos do nosso corpo humano. Um convite à ampliação e experimentação dos sentidos, mas acima de tudo de trazer às pessoas que a deficiência de um ou outro sentido não é um limitador para viver e sentir a vida.

Quem apresenta o Festival Natal para Todos é a Cemig, que mais uma vez acredita num projeto onde a inclusão é protagonista. A realização é da Cultura Criativa, com produção e acessibilidade da Inclua e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas, Fumcult e Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Sexta-feira 20/12

Sábado 21/12

Serviço:

Festival Natal para Todos

Local: Congonhas/MG

Data: 20 e 21 de dezembro de 2024

Programação gratuita

Perfil do Festival no Instagram: https://www.instagram.com/festivalnatalparatodos

FONTE: JORNAL VOZ ATIVA

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp