Megaprojeto ajudará a reduzir pela metade uma viagem de 21 horas por meio da travessia de 25 km
Uma passagem submarina que quebra vários recordes está pronta para formar o túnel rodoviário mais longo e profundo do mundo – a um custo colossal de £ 36 bilhões (cerca de R$ 277 bi). O incrível megaprojeto ajudará a reduzir pela metade uma viagem de 21 horas por meio da travessia de 25 km.
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Apelidado de Rogfast, este túnel se estenderá pela Noruega e ajudará a conectar duas cidades importantes. O incrível metrô submarino funcionará entre os municípios de Randaberg e Bokn no condado de Rogaland.
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Hoje, os moradores precisam usar balsas para atravessar de um ponto a outro. Esta rota ajudaria a conectar a cidade de Stavanger, no sul, à cidade de Bergen, mais ao norte, de acordo com a World Highways. Stavanger é crucial para sua indústria petrolífera no Mar do Norte e Bergen também é conhecida por petróleo e pesca.
A rodovia E39, que segue por esta rota, leva cerca de 21 horas para atravessar. A rodovia ocidental corre entre a cidade de Kristiansand, no sul, e Trondheim, no norte.
O túnel ajudará milhões de pessoas que vivem a sudoeste dessas duas grandes cidades a se deslocarem e viajarem. A rota subaquática passará por uma rocha sob um fiorde.
Apesar de ser o túnel subaquático mais longo e profundo do mundo, levará apenas cerca de 35 minutos para atravessá-lo.
O Rogfast economizará 11 horas ao substituir as sete balsas que existem no fiorde. O projeto está em andamento e o governo norueguês cobrirá cerca de 40% do custo. O restante do valor retornará por meio de um pedágio aproximado de £ 30 (R$230) que será cobrado. Espera-se que 6.000 veículos usem o túnel todos os dias.
Esta rota ultrapassou outro túnel subaquático norueguês para se tornar o mais longo do mundo. O túnel Lærdal atualmente ocupa o primeiro lugar, mas perderá seu status de quebra de recorde quando o Rogfast estiver concluído.
FONTE: EXTRA