Em Visita a Escola Municipal Dona Lilita, nesta quinta-feira, 19/12/24, o serviço de inspeção da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete (SRE) constatou que não foram realizadas, pela Secretaria Municipal de Educação, as intervenções necessárias para que a autorização de funcionamento da educação de 0 (zero) a 3 (três) anos pudesse ser renovada.
Para ser concedida, seriam necessárias, entre outras intervenções, a construção de uma sala de professores, de um berçário, de uma biblioteca, de áreas de lazer interna e externa para as crianças, de banheiros com louças sanitárias na altura adequada e de uma dispensa para armazenamento adequado de vasilhame e mantimentos.
Em Agosto de 2024, durante o período eleitoral, foi aberta uma turma com alunos de 2 anos, que agora, juntamente com as outras turmas de alunos com 3 anos de idade, estão impossibilitadas de funcionarem. Como a atual gestão não cuidou de fazer as mudanças necessárias, a SRE de Lafaiete proibiu o funcionamento de turmas de 0 a 3 anos em Lamim (conforme termo de visita em anexo)
É uma notícia ruim para os pequenos e suas famílias. As crianças atendidas já estavam adaptadas e felizes com as atividades que eram desenvolvidas na escola e agora não poderão retornar até que nova autorização seja concedida. O prefeito eleito Waldiney Campos informou que dará início às reformas necessárias na Escola assim que tomar posse e acrescentou “Estamos pegando o município de forma muito semelhante ao que o Ronaldo Fenômeno pegou o Cruzeiro: a cada gaveta que se abre, um grande problema a ser resolvido ! Nunca se viu tamanha irresponsabilidade e falta de gestão !”