Chevrolet Cruze, o popular sedã da marca, deixará o mercado brasileiro em breve, abrindo caminho para o SUV Tracker consolidar sua presença no mercadoautomotivo nacional.
A temporada de 2024 da Stock Car marcou a despedida do Chevrolet Cruze nas pistas de corrida. A Chevrolet anunciou o fim da produção comercial do modelo no Brasil, consolidando a substituição do Cruze pelo Tracker nas competições, com as adaptações necessárias para o novo cenário. A saída do carro popular da Chevrolet simboliza uma nova era para a marca no país, que agora concentra seus esforços no crescente mercado de SUVs.
Carro da Chevrolet sai do Brasil e decreta o fim de sedãs nas pistas de corrida
O fim do carro popular da Chevrolet no mercado automotivo brasileiro, em 2024, coincidiu com o fim dos sedãs na pistas.
Na temporada deste ano, o modelo ganhou seu sétimo título, conquistado pelo piloto Gabriel Casa Grande, da equipe AMattheis Vogel. No total, eles venceram três dos sete campeonatos protagonizados pelo Chevrolet Cruze ao longo das oito temporadas que disputou.
Daniel Sera venceu outras três, enquanto Ricardo Maurício garantiu mais um troféu ao carro popular da Chevrolet. Com isso, apenas o Opala soma mais títulos na competição: 15. A Chevrolet, maior apoiadora da categoria, levou 35 títulos desde o começo, em 1979. No próximo ano, o carro da Chevrolet sai do Brasil e dá lugar ao SUV Tracker.
Segundo Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, atualmente, a preferência do público é pelos SUVs, que evoluíram muito em design, conforto e dinâmica veicular. Atualmente, cerca de 40% das vendas de carros de passeio estão concentradas neste tipo de automóvel, percentual duas vezes maior que cinco anos atrás.
Um pouco da história do Chevrolet Cruze no mercado automotivo
Com a separação da Chevrolet e suas divisões europeias, a marca começou a buscar inspirações em outras marcas do grupo General Motors, como a coreana Daewoo, responsável pela criação do carro popular da Chevrolet Cruze. Sua primeira geração chegou por aqui em 2011 e trazia motor 1.8 Ecotec, central multimídia e 6 airbags de série, diferenciais na época do lançamento.
A segunda geração do carro popular da Chevrolet foi lançada em 2017, inovou ao introduzir o motor turbo de alta eficiência energética, além de avançados recursos de assistência de condução autônoma.
O carro da Chevrolet sai do Brasil como um pioneiro ao trazer conectividade avançada com internet nativa, um diferencial que refletiu as tendências de tecnologia no setor automotivo. Foram quase 300 mil unidades do Chevrolet Cruze emplacadas no mercado automotivo brasileiro.
Substituto do carro popular da Chevrolet – Chevrolet Cruze
O carro da Chevrolet sai do Brasil para a chegada do Tracker, que será atualizado no próximo ano. A linha 2025 do SUV compacto receberá alguns retoques no motor para se adequar à oitava fase do Proconve, e ficará potente e com mais torque para aumentar a competitividade no mercado automotivo.
O Chevrolet Tracker 2025 receberá injeção direta de combustível para as duas motorizações, deixando de lado o sistema multiponto e o pré-aquecimento de combustível. E é exatamente essa tecnologia que permitirá o modelo ficar mais potente e ter mais torque.
A partir do próximo ano, o substituto Chevrolet Cruze possui motor 1.0 turbo flex rendendo 117 cavalos com gasolina e 121 cv com etanol e 18,3 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol. Ele servirá as configurações AT, LT e LTZ. Já as versões RS e Premier terão o 1.2 turbo flex entregando 139 cv com gasolina e 141 cv com etanol e 22,4 kgfm com gasolina e 22,9 kgfm com etanol.
FONTE: CLICK PETROLEO E GAS