Enquanto em Lafaiete (MG), os rolezinhos do grau dominavam o Natal com operações policiais, a vizinha Barbacena (MG), cidade mineira conhecida como a “Cidade das Rosas”, viveu dias de magia e encanto com a quarta edição do Sonho de Natal, realizada de 13 a 24 de dezembro. O evento, que consolidou o município como um dos polos turísticos do período natalino, movimentou cerca de R$ 50 milhões, segundo a Prefeitura de Barbacena.
Com o tema “O Grande Circo de Noel”, a programação incluiu espetáculos teatrais e musicais, Paradas Natalinas, pista de patinação no gelo, o Trenzinho dos Sonhos e a tão esperada casa do Papai Noel. A cidade também ganhou destaque pela decoração iluminada e pela descentralização das atividades, uma novidade deste ano, que expandiu o evento para bairros como o Pontilhão.
A movimentação financeira e o aumento de 50% nas vendas de comerciantes locais, especialmente nos segmentos de alimentos e bebidas, evidenciam o sucesso do evento. De acordo com Giovane Tavares, assessor de cultura da prefeitura, o impacto econômico foi expressivo. “A movimentação financeira estimada de R$ 50 milhões durante o período do Sonho de Natal é um indicador claro do impacto positivo proporcionado pelo evento na economia barbacenense”, destacou.
O prefeito Carlos Du celebrou o reconhecimento da cidade como um destino turístico natalino. “Criamos o Sonho de Natal para revitalizar nosso comércio no pós-pandemia e agora estamos nos tornando referência quando se fala em turismo no período natalino. A cada ano o evento cresce e já estamos pensando nas inovações de 2025”, afirmou.
As tradicionais Paradas Natalinas levaram mais de 150 personagens às ruas, encantando o público com música e apresentações. As últimas três Rainhas das Rosas e Flores também marcaram presença, reforçando a conexão do evento com a identidade cultural da cidade.
Com a estimativa de um público rotativo de mais de 400 mil pessoas, o evento foi considerado um sucesso absoluto, tanto para os moradores quanto para os turistas. As luzes e decorações natalinas permanecem disponíveis para visitação até o dia 6 de janeiro, prolongando a magia do Natal em Barbacena.