×

Alagamentos e buracos em obra milionária: Avenida Geraldo Plaza revolta vereadores e moradores; UTI Neonatal, Copasa, trânsito de carretas e histórica estação ferroviária movimentam debates

Maioria das reclamações dos vereadores está ligada a falta de infra estrutura urbana de Lafaiete (MG)

O fim do jeitinho de obras mal executadas, defendido pelo Prefeito de Lafaiete (MG), Leandro Chagas (PRD), ecoou na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (14) na quarta sessão da legislatura 2025/20280. E mais uma obra entrou no rol pela qualidade duvidosa na sua execução. O Presidente da Câmara, o Vereador Erivelton Jayme (PRD) usou a Tribuna para criticar os alagamentos, bueiros entupidos e buracos ao longo da Avenida Geraldo Plaza que corta o Bairro Paulo VI. Ele esteve com o Secretário de Obras, Guilherme Borba, percorrendo a via e identificando os problemas. Os duas lideranças também estiveram na Ponte Antenor Filho, que também apresenta alagamentos, e liga ao Amaro Ribeiro com acesso a escola e posto de saúde.

As duas obras foram inauguradas há menos de 3 anos e ao longo deste curto espaço de tempo foram alvos de intensas críticas pela má execução. Entregue a comunidade no final de julho de 2022, a tão sonhada obra de recapeamento asfáltico e construção de rede de drenagem pluvial na Avenida Geraldo Plaza ainda rende muita polêmica. Erivelton revelou a prefeitura analisa a situação e pode acionar a empresa responsável para a recuperação da via. “Os moradores reclamam da situação de uma obra que veio para resolver os nossos problemas”, arrematou.

Orçada em mais de R$4,2 milhões, recursos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público, Copasa e o Município de Lafaiete, a obra foi criticada também pelo Vereador Samuel Carlos (PODE) pela qualidade apresentada. “Uma obra tão importante que já apresenta problemas. Vejam a situação da drenagem urbana de nossa cidade e temos apenas uma equipe para cuidar. É um absurdo. Por isso a cidade é um caos”, reverberou sugerindo a terceirização do setor. “É inacreditável situação da recém inaugurada Unidade Básica de Saúde do Rochedo com interdição de parte da obra que já está nestas condições”, lamentou Damires Rinarlly (PV). Ela pediu atenção do prefeito a precariedade do CRAS do Rochedo.

Diversas falas

Os vereadores usaram a Tribuna para fazer diversas cobranças sobre demandas que se arrastam há décadas em Lafaiete. A principal reclamação recorrente é falta de infra estrutura da cidade. Simone do Carmo (PSD) citou a urgência de uma UTI Neonatal, mas reconheceu a prematuridade da nova administração. Regina Costa (Mobiliza) pediu ação contra a Copasa pelo constante desabastecimento em diversos bairros e até mesmo a judicialização contra a estatal. Diego Roger (PSDB) citou os problemas das carretas que cortam a cidade com alto risco de acidentes e lembrou a promessa de construção do rodoanel.

Cida Toledo (PRD) citou o lixo como responsável pelas enchentes e má educação dos lafaietense e cobrou a reforma da histórica Estação Ferroviária de Buarque de Macedo que se arrasta há mais de 5 anos.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp