Em maio de 2023, o Governo do Estado lançou um ambicioso programa de concessões de rodovias. A CMG 383 fazia parte das rodovias que compõe o Lote 4, no trecho do entroncamento com a BR 040 até o município de São João Del Rei. Além dela, fazem parte da concessão as rodovias BR 494 (São João Del Rei a BR 381), BR 265 (Barbacena a Lavras), MG 155 (São Brás do Suaçuí a Jeceaba), MG 275 (Carandaí e Lagoa Dourada), MG 332 (Bom Sucesso a Nazareno) e LMG 501 (contorno de São Brás). A MG 383 teve seu estudo de privatização iniciado ainda em 2020. O edital deve sair ainda este ano e o início do contrato em 2024. Ao menos 2 radares serão instalados, um deles perto do Pequeri (Congonhas) e a previsão da tarifa inicial é de R$8,00.
A MG 383 teve seu estudo de privatização iniciado ainda em 2020. O edital deve sair ainda este ano e o início do contrato em 2024. Ao menos 2 radares serão instalados, um deles perto do Pequeri (Congonhas) e a previsão da tarifa inicial é de R$8,00.
A BR-265, no Campo das Vertentes, é a terceira rodovia mais perigosa de Minas Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, com 111 acidentes por ano. Os motoristas que passam pela BR reclamam há anos da falta de manutenção na estrada que dá acesso às cidades históricas do estado. A rodovia, na região de São João Del Rei, é sinuosa, com pistas estreitas e curvas acentuadas, uma delas é conhecida como a curva da morte, no Km 224 perto de Barroso, acidentes nesse trecho são comuns.
Nossa reportagem procurou o Governo do Estado sobre o processo de concessão das rodovias que cortam a região. “As rodovias mencionadas foram analisadas no âmbito do projeto de estruturação da concessão do Lote 4 – São João Del Rei. No entanto, após a conclusão dos estudos, o Estado constatou a inviabilidade econômica da concessão, que exigiria tarifas de pedágio muito elevadas para custear as obras e serviços previstos. Por essa razão, optou-se por não seguir adiante com a concessão do Lote 4 – São João Del Rei, e atualmente não há previsão para atualização ou revisão dos estudos desse lote”.
Próximos projetos
Em novembro do ano passado, o Governo de Minas anunciou a concessão de dois novos lotes rodoviários: Vetor Norte e Ouro Preto-Mariana. As consultas públicas sobre os projetos estão abertas no site da Seinfra.
O Vetor Norte abrange 123,4 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das MG-010, MG-424 e LMG-800. O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos.
O lote Ouro Preto-Mariana contará com investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do Novo Acordo de Mariana, para duplicação da BR-356, a implantação de faixas adicionais na MG-262 e na MG-329, além de inúmeros outros benefícios.